vencedores - 2007

Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

PETROBRAS – PETROBRAS. MAIS ENERGIA PARA O PAN 2007




PETROBRAS

Case: PETROBRAS. MAIS ENERGIA PARA O PAN 2007



PROBLEMA -
A história da Petrobras é marcada por uma série de grandes desafios e vitórias. Como empresa de energia, a Petrobras atua em várias áreas do setor, desde a exploração de gás e petróleo, refino, abastecimento até a distribuição, passando pelo desenvolvimento e inovações tecnológicas. A empresa tem os recordes como meta, supera-se a cada espetáculo, se dedica além dos limites para conquistar seus sonhos e objetivos. Nesse ponto, a história da empresa e a vida de um atleta se encontram. Mas a Petrobras tem um novo grande desafio pela frente: o desenvolvimento de tecnologia para viabilizar comercialmente novas fontes de energia, renováveis e limpas. Transpor limites, questionar o impossível, ultrapassar os obstáculos e revertê-los em energia.

DIAGNÓSTICO -
A Petrobras começou a implementar no início desse milênio, um plano de reestruturação com o objetivo de se tornar uma Empresa de Energia. Até 2015, a companhia será uma empresa integrada de energia, com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental. A comunicação vem sendo uma importante aliada na estratégia da empresa para desvincular-se do antigo conceito de empresa de Petróleo e Gás para assumir sua nova identidade corporativa: uma empresa de energia social e ambientavelmente responsável, assim como, o investimento no esporte. A Petrobras é hoje uma das empresas que mais investe em patrocínios esportivos no país. Está presente nas principais pistas de esporte motor do Brasil e do mundo, nas praias, quadras, ginásios e estádios. Investir em esportes representa contribuir fortemente na inclusão social no País, além de abrir um rico canal de comunicação com os consumidores, obtendo o fortalecimento de sua marca e a consolidação de sua nova identidade corporativa – a de uma Empresa de Energia.

PLANO -
Como parte de sua estratégia de investimentos em esportes para 2007, a Petrobras tornou-se uma das 6 empresas patrocinadoras da 15 edição dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, realizados entre 13 a 29 de julho. Foi parceira de um evento de 42 modalidades esportivas diferentes, realizado na cidade onde fica a sua sede, com enorme mobilização popular e repercussão internacional, e a capacidade de atingir, de maneira positiva, pessoas de todas as idades. Investir nos jogos configurava-se como uma oportunidade única para mostrar quem é a Petrobras no Brasil e internacionalmente.

EXECUÇÃO -
Diante do desafio de ligar sua marca ao patrocínio dos jogos Pan-Americanos, a Petrobras veiculou uma campanha publicitária de grande impacto, com inúmeras ações na mídia nacional e ações promocionais. O slogan definido para a campanha foi: “Petrobras.Mais Energia para o Pan 2007, que apresentava a empresa como “fornecedora” da energia utilizada pelos atletas nos jogos. A campanha foi dividida em 3 fases: Fase 1 - e ntre dezembro de 2007 e julho de 2007, a empresa inaugurou seu vínculo com os jogos e convidou a população carioca a celebrar a chegada do Pan; Fase 2 – entre março e julho de 2007, a missão foi ampliar o vínculo da Petrobras com as energias renováveis, através da materialização gráficas das diversas fontes de energia (sol, vento, biomassa, eólica, marés); e Fase 3, a partir de 7 de julho, foi proclamada com orgulho a chegada do evento e “sacudi” a cidade do Rio de janeiro e o Brasil com uma onda de euforia e motivação, tendo como protagonista o jingle “Mais Energia”. Para envolver sua força de trabalho nesse esforço de comunicação, os prédios da Petrobras ganharam painéis temáticos e foram potencializados como peças de mídia exterior.

RESULTADOS -
A Petrobras transformou-se em sinônimo de energia e de Brasil durante o Pan. Na pesquisa on-line Qualibest de lembrança estimulada, a campanha da Petrobras ficou em 1 lugar, com 73% das lembranças. A campanha reforçou os atributos da marca, contribuindo para posicionar a Petrobras como empresa de energia social e ambientavelmente responsável, rejuvenescer a marca, reforçar o conceito de desafio com o esporte e aumentar a percepção da marca Petrobras no Brasil e América Latina.

vencedores 2007

todas >

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by