vencedores - 2009

Publicado: quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Petrobrás – Petrobrás na Rio , OIL & GAS 2008





Empresa: PETROBRAS

Case: PETROBRAS NA RIO, OIL & GAS 2008




O PROBLEMA:
A feira Rio Oil & Gas, que acontece a cada dois anos no Rio de Janeiro, é o maior evento da indústria de petróleo e gás da América Latina e um dos maiores no mundo. É na Rio Oil & Gas que as empresas do setor apresentam suas inovações, trocam experiências e firmam contratos, movimentando toda a indústria do petróleo. A Petrobras tinha como desafio ao participar desta feira, apresentar as descobertas do pré-sal e a expectativa de, com isso, consolidar ainda mais a sua posição como um dos líderes mundiais do setor; ao mesmo tempo, precisava sinalizar o seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas energéticas limpas e renováveis segmento no qual a companhia vem investindo fortemente. Além disso, a sua já tradicional participação na Rio Oil & Gas precisava refletir de forma clara todo o posicionamento estratégico da companhia e corresponder às expectativas geradas pelo fato da sua sede ser no Rio de Janeiro, local da realização da feira.



O DIAGNÓSTICO:
A participação da Petrobras na Rio, Oil & Gas configura-se como uma grande oportunidade da companhia interagir com seus públicos de interesse de diversos países. O fato da sede da empresa ser no Rio de Janeiro aumenta o seu grau de exposição ao mesmo tempo em que gera muita expectativa no mercado de óleo e gás. A correta apresentação da Petrobras neste contexto, permite à companhia alavancar novos negócios, construir novos relacionamentos e consolidar relacionamentos já existentes e, acima de tudo, consolidar a sua imagem de empresa de energia referência na América Latina.



O PLANO:
Atingir os players de todo o mercado de óleo e gás, incluindo fornecedores, parceiros, técnicos, empresários, executivos, jornalistas, cientistas, pesquisadores e estudantes da área. Evidenciar o posicionamento da Petrobras frente aos novos desafios do setor de energia; Reforçar os laços de relacionamento com os fornecedores, clientes e parceiros da empresa, possibilitando o desenvolvimento de novos negócios; Divulgar os projetos da Petrobras nas mais variadas frentes do setor de energia e em especial os projetos referente ao pré-sal, as novas tecnologias de prospecção em águas profundas, e as pesquisas com biocombustíveis. Dar visibilidade à Petrobras no contexto do setor de energia em geral e de óleo & gás em particular. Para tanto, a Petrobras decidiu alinhar o conceito do seu estande ao tema da feira: "Petróleo e gás natural no século XXI: desafios tecnológicos, definindo como eixo central da sua comunicação o slogan: "DESAFIOS PARA UMA NOVA ERA", utilizando-se uma comunicação, através de um multimedia touch screen e da montagem de um estúdio holográfico, diferenciada para se destacar dentre os mais de 500 estandes e atrações na feira.



A EXECUÇÃO:
O estande foi desenvolvido para atender a duas necessidades distintas: receber o público em geral e fazer relacionamento com fornecedores, parceiros comerciais da empresa, comitivas estrangeiras e autoridades. Para isso, o espaço foi planejado de modo a ter um ambiente para cada necessidade. Foi montada uma sala de imprensa, com completa infraestrutura para facilitar o trabalho dos jornalistas. A identidade visual do projeto era inovadora e remetia ao fundo do mar, de forma estilizada, com toques futuristas, fortemente inspirados por grandes projetos da arquitetura mundial, como o cubo d'água de Pequim. A atração mais impactante foi o Estúdio Holográfico Petrobras, onde imagens projetadas em três dimensões eram visíveis sem a necessidade de uso de óculos especiais. Foi montada ainda, uma Central de Atendimento, com profissionais escalados para responder sobre todos os assuntos pertinentes às atividades da Petrobras. O estande tinha também apresentações diárias de atividades culturais de entidades como: Mangueira do Amanhã, Escola de Circo Social Crescer e Viver, Trupe de Teatro Akoi, Afrocirco e Afrolata, Grupo Cultural Afroreggae.



OS RESULTADOS:
O estande da Petrobras foi o mais visitado da Oil & Gas 2008, recebeu mais de 20 mil pessoas. A marca Petrobras foi reforçada fato comprovado por pesquisa com visitantes, que indicou que para 77% das pessoas, o estande colaborou para reforçar a identidade corporativa da Petrobras. Os laços com os fornecedores a parceiros também foram reforçados. 133 empresas, 94 nacionais e 39 estrangeiras, foram atendidas na área VIP do estande. A empresa também conseguiu comunicar o seu posicionamento frente aos novos desafios do setor de forma integrada tanto aos seus objetivos de negócios como institucionais. 68% dos entrevistados considerou que a Petrobras foi a empresa em toda a feira, que mais passou informações relevantes.




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