vencedores - 2007

Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

PETROBRAS – PROGRAMA AMIGO MECÂNICO QUALIFICAR PARA ESCLARECER




PETROBRAS

Case: PROGRAMA AMIGO MECÂNICO



PROBLEMA -
No Brasil circulam hoje, aproximadamente 24 milhões de veículos - em estradas e centros urbanos. Desse total, 80% utilizam oficinas independentes. Existem cerca de 90 mil oficinas independentes no país. O chamado Reparador Automotivo - o mecânico - é um dos grupos formadores de opinião mais importantes no meio automotivo, uma vez que influencia diretamente o consumo de diversos itens relacionados aos veículos – dentre os quais combustíveis e lubrificantes. Ele possui contato direto com os proprietários de automóveis, seja em oficinas ou lojas de autopeças, são importantes influenciadores. Mas é um público carente de informações técnicas e mais aprofundadas, especialmente, quando se trata de combustíveis e lubrificantes. A imagem destes produtos no ambiente da oficina mecânica costuma ser distorcida devido à falta de conhecimento técnico.

DIAGNÓSTICO -
A Petrobras tomou a decisão de iniciar um trabalho mais aprofundado de esclarecimento técnico a respeito de seus produtos, através, do PROGRAMA AMIGO MECÂNICO, que nasceu em julho de 2003, em parceria com a Petrobras Distribuidora. Um trabalho de esclarecimento técnico que a Petrobras, por meio de palestras presenciais, dirigido para um público formado por donos, gerentes, mecânicos e lubrificadores de estabelecimentos como oficinas mecânicas, lojas de troca de óleo e centros automotivos.

PLANO -
O Programa nasceu com os seguintes objetivos: oferecer aos reparadores capacitação em combustíveis e lubrificantes; transformar os reparadores em “brand advocates”: defensores dos produtos e da marca Petrobras; divulgar os produtos Petrobras ( combustíveis e lubrificantes) e o seu programa de qualidade “De Olho no Combustível”, promovendo o aumento da sua indicação e, conseqüentemente, suas vendas; divulgar a marca Petrobras.

EXECUÇÃO -
O Programa é composto por palestras presenciais, ministradas por engenheiros do Sistema Petrobras, realizadas em todo o país, divulgadas mensalmenteatravés de anúncios no jornal Oficina Brasil, e mídia segmentada dirigida aos proprietários e gerentes de oficinas mecânicas, lojas de troca de óleo e centros automotivos, além de mecânicos e lubrificadores. Para inscrever-se, é necessário ligar para 0800 AMIGO MECÂNICO e cadastrar-se. Durante as palestras são exibidos vídeos e dadas explicações sobre os produtos escolhidos – gasolina e lubrificantes ou diesel e lubrificantes, e apresentado o programa “De Olho no Combustível”. Em todas as palestras os participantes recebem diversos materiais, além de um brinde. A partir de 2004, o Programa Amigo Mecânico passou a ser realizado também na Argentina e na Bolívia, nos mesmos moldes do Brasil. A intenção é que chegue em breve à Colômbia, ao Uruguai e ao Paraguai. Após o treinamento, a Petrobras mantém esse público de interesse informado sobre lançamentos de produtos, participação em feiras, além do envio de ações de relacionamento mais básicas como cartões de aniversário e outras comemorações. Foi criado também o Site Amigo Mecânico com informações sobre produtos. São realizadas ações pontuais como divulgação e distribuição de convites como feiras, seminários e exposições onde a Petrobras estará presente no futuro. Além disso, a Petrobras está desenvolvendo o Programa Alta Rotaçãoo primeiro DVD sobre o tema gasolina, com vários capítulos - como exploração, refino, como atua no motor, diferença entre as gasolinas; e concursos culturais.

No total, o programa envolve 17 mil reparadores automotivos em quase todo o território brasileiro.

RESULTADOS -
O nível de satisfação com o Programa é alto. Em uma pesquisa realizada no ano passado, a Petrobras avaliou o nível de satisfação com o Programa (97,91%) e com Gasolinas (94,93%), Diesel (95,72%) e Lubrificantes (94,15%). Hoje, a Petrobras detém profundo conhecimento do perfil destes profissionais e destas empresas, e condições para ampliar cada vez mais seu programa de relacionamento.

vencedores 2007

todas >

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by