vencedores - 2008

Publicado: terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Revista Veja – 40 anos de Veja





Empresa: Revista Veja

Case: 40 anos de Veja


O PROBLEMA: Desde sua primeira edição em setembro de 1968, VEJA tem demonstrado o seu empenho em apresentar semanalmente não apenas um leque de informações confiáveis, mas também o contexto e a análise que permitem colocar os fatos em perspectiva e entendê-los melhor. Tudo dentro de um contexto que visa dar uma contribuição editorial para um Brasil melhor. Em quarenta anos, VEJA se tornou a terceira revista semanal de informação mais lida no mundo e a primeira do país, com circulação de 1.100.000 exemplares semanais. Para comemorar os seus 40 anos de existência, completados em setembro último, a revista desde março deste ano, desenvolveu uma série de edições especiais, além de matérias alusivas na revista e no site.


O DIAGNÓSTICO: Para enfatizar as comemorações do seu aniversário, foi realizada uma grande campanha publicitária, estreada em 2 de março, com um filme de 60 segundos, durante intervalo do programa Fantástico, da TV Globo. Criada por Marcello Serpa, diretor geral de criação da AlmapBBDO, o mote da campanha é enfatizar o empenho de VEJA na defesa e fortalecimento de valores conquistados pela sociedade brasileira, tais como a democracia e a liberdade de expressão, além de. reforça que a VEJA está ao lado dos leitores na busca por um Brasil melhor, com mais justiça, integridade, segurança, educação, preservação ambiental e qualidade de vida.


O PLANO: Na campanha impressa, composta por anúncios de páginas duplas e multipage, foi utilizado o slogan “VEJA: Indispensável para o país que queremos ser”. Cada anúncio mostra uma criança olhando incisivamente para o leitor, segurando com a mão direita a foto de uma situação negativa (uma área devastada pelo desflorestamento; moradores de rua passando fome; uma casa com cerca elétrica, crianças trabalhando), simbolizando o presente, e, com a mão esquerda, uma imagem com o contraponto positivo (florestas vastas e verdes; crianças almoçando no refeitório da escola; ruas seguras para brincar), simbolizando o Brasil que se quer para o futuro. Trata-se de uma nova linha de comunicação com o público leitor em relação à campanha do ano passado, que tinha como mote “VEJA: quem lê entende”. Na campanha anterior, o foco era ressaltar que VEJA ajuda o leitor a entender o mundo em que vivemos. Agora a intenção foi mostrar que VEJA está empenhada em contribuir para melhorar o mundo em que vivemos. Por isso as crianças, que simbolizam a esperança e o futuro, são as estrelas da campanha.


A EXECUÇÃO: A campanha em comemoração aos 40 anos foi veiculada através de diversos meios, como revista, jornal, televisão, internet, cinema e rádio. Em paralelo, a Abril promoveu o Seminário VEJA 40 Anos, também com anúncios e spots de divulgação. Nesse seminário, os mais destacados nomes da política e de diversas áreas do conhecimento se reuniram para discutir os rumos do país a partir de seis temais centrais: educação meio ambiente, economia, imprensa, democracia e pobreza e megacidades. Participaram do evento 500 convidados, nas quais se destacavam autoridades ou pensadores como o vice-presidente da República José Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador de São Paulo, José Serra, o urbanista Jaime Lerner, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o ministro da Educação, Fernando Haddad. Os debates deram origem às 40 propostas que foram publicadas na edição 2077 de VEJA, data de lançamento 10/09/2008. Elas pretendem ser o começo de uma discussão racional, suprapartidária e realista a respeito dos entraves que ainda impedem o Brasil de atingir seu potencial pleno de progresso. O Departamento de Marketing Publicitário de VEJA também desenvolveu uma estratégia diferenciada para comercialização da Edição Especial de VEJA 40 Anos, que incluíram as seguintes ações junto a seu público alvo: Road show pelas principais agências do país para apresentação do projeto de 40 anos de VEJA, pesquisa de anúncios em todas as edições de VEJA em seus 40 anos, veiculação de anúncios em homenagem aos maiores anunciantes de VEJA, ação de marketing-direto personalizado com os 60 maiores anunciantes de VEJA, campanha online, banners e botões nos principais veículos do mercado, email marketing divulgando a edição de 40 Anos de VEJA e seus prazos de fechamento.


OS RESULTADOS: Em quarenta anos, VEJA aumentou 300% seu número de páginas de publicidade saltando de 820 páginas por ano em 1969, para 3.410 em 2007. No que se refere ao conteúdo editorial, em 40 anos, VEJA aumentou o número de páginas dedicadas a reportagens de 62 em 1968, para 85 em 2007. O faturamento publicitário da Editora Abril com a edição relacionada às quatro décadas superou em 323% a meta estabelecida. O número de páginas de publicidade superou em 300% a meta esperada. Importantes anunciantes brasileiros estiveram presentes na edição especial de 40 anos, sendo que alguns veicularam anúncios personalizados e/ou de homenagem especial à publicação como por exemplo o Banco Itaú, Bradesco, Claro, Sabesp, Volkswagen, dentre outros.

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by