vencedores - 2007

Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

SAMSUNG – MEDALHA AZUL SAMSUNG – JOGOS PAN-AMERICANOS RIO 2007.




SAMSUNG

Case: MEDALHA AZUL SAMSUNG - JOGOS PAN-AMERICANOS RIO 2007



PROBLEMA - Desenvolver uma ação de marketing capaz de formar uma identidade para a marca Samsung, envolvendo todas as áreas de negócio da empresa. Ao mesmo tempo, ampliar a relação emocional da marca com o público nacional, englobando as principais classes sociais (A, B, C), sem perder os valores globais previamente trabalhados nos anos anteriores.

DIAGNÓSTICO -
A oportunidade de participar dos XV Jogos Pan-Americanos foi inicialmente uma incógnita. Uma das maiores dúvidas era a de como o brasileiro reagiria aos Jogos Pan-Americanos logo após a Copa América de Futebol. Por outro lado, a Samsung mantinha uma forte ligação com o esporte – como o patrocínio do Corinthians, da Tocha Olímpica de Atenas em 2004, do Samsung Running Festival e do Samsung Golf Masters – e havia uma possibilidade de brand empowerment ao apoiar o Pan. Esses elementos definiram o interesse da marca em estar presente nos Jogos Rio 2007.

PLANO -
A planificação de toda a campanha foi ser dividida em 3 etapas, que receberam um planejamento específico, mantendo-se, no entanto, a visão holística do projeto: 1. Estruturação de Modelo de Patrocínio junto ao comitê organizador. 2. Planejamento de Ações de Marketing. 3. Desenvolvimento de Conceito de Comunicação e Campanhas.

EXECUÇÃO -
Estruturação de Modelo de Patrocínio: orientou-se a estratégia para a participação como parceiro dos Jogos Rio 2007 e iniciou-se um modelo de comunicação baseado no marketing promocional, integrando campanhas de comunicação para cada público. Planejamento de Ações de Marketing: o foco foi o trabalho de mídia espontânea. Desse modo, o patrocínio a atletas brasileiros e a eventos pré-Pan foram fundamentais para se obter maior associação da marca ao evento principal. Em resumo, as principais ações de comunicação desenvolvidas foram: campanha de divulgação, material corporativo, portal “Samsung no Pan”, materiais de ponto-de-venda e merchandising, patrocínio de atletas, promoções focadas no consumidor final e na equipe de vendas de parceiros de negócio, realização de atividades cooperadas, ações de relacionamento junto aos parceiros de negócio e/ou clientes; Assessoria de Imprensa, e o desenvolvimento do Conceito de Comunicação: “Medalha Azul Samsung. Um reconhecimento além do ouro, prata e do bronze”.

RESULTADOS - Time Medalha Azul Samsung: Eficiência acima dos 100%: 11 atletas participantes; 12 medalhas: 3 ouros, 3 pratas e 6 bronzes. Destaque na mídia: Hugo Hoyama – maior recordista de ouros em Jogos Pan-americanos; Gêmeas Bia e Branca – musas do Pan; Janeth – despedida da carreira; Falcão – primeira medalha de ouro do futsal em Jogos Pan-americanos; Franck Caldeira – final triunfal e inesquecível do evento. Campanha de Mídia (ATL): Mídia Impressa Nacional: 6.9 milhões de pessoas impactadas; 4,6 vezes; 31.4 milhões de impactos; Mídia Exterior (RJ): 2.7 milhões de pessoas impactadas; 60,6 vezes; 160.5 milhões de impactos; Mídia Indoor (Aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont): 3.6 milhões de pessoas impactadas. Portal Promocional Samsung no Pan: 310 mil visitas; mais de 22 mil novos cadastros e 16 mil acessos a vídeos on-line; Concurso Cultural: Mais de 12 mil votos populares na primeira ação social expressiva da marca. Campanhas de Incentivo de Vendas e Promoções: Aumento de 100% na comercialização da Linha de Áudio & Vídeo e Linha Branca; superação de meta de vendas em 20% na Linha de Monitores; relacionamento com 19 distribuidores, 10 grandes redes de varejo, 500 revendas nos principais pólos comerciais e mais de 21.5 mil vendedores. Ações de POP: Unificação da comunicação em todas as áreas de negócio e ampliação da comercialização e exposição de produtos e materiais promocionais com incremento do fluxo nas lojas dos principais parceiros de negócios. Hospitality Center no Jogos Rio 2007: Mais de 51 mil visitantes em 16 dias de evento com experimentação de todas as linhas de produtos da marca e relacionamento entre os atletas Medalha Azul com o público do evento. Retorno em PR / Mídia Espontânea: Cobertura pelos principais veículos de comunicação do país com mais de R$ 1,6 milhão na fase de pré-lançamento e lançamento do Time Medalha Azul e mais de R$ 32 milhões em retorno de mídia espontânea em toda campanha. Retorno de Exposição da Marca: 400% sob o total de investimentos realizados na campanha versus o retorno de mídia espontânea; marca com maior crescimento % em Top Of Mind; preferência de marca na categoria Áudio e Vídeo e maior crescimento % em Top Of Mind na categoria celulares.

vencedores 2007

todas >

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by