vencedores - 2008

Publicado: terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Samsung – Medalha Azul Samsung




Empresa: Samsung

Case: Medalha Azul Samsung


O PROBLEMA: Dar continuidade ao bem sucedido projeto “Medalha Azul Samsung”, iniciado em 2007 com o patrocínio dos Jogos Pan Americanos, no Rio de Janeiro, transformando essa campanha em uma estratégia ampliada de branding. Ao mesmo tempo, expandir o conceito da Medalha Azul Samsung para todo país, aumentando a relação emocional com a marca e tornando claro para os brasileiros que o investimento no esporte é uma filosofia da empresa e não apenas um oportunismo de marketing.


O DIAGNÓSTICO: O patrocínio aos Jogos Pan-Americanos 2007 funcionou como uma preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, formatando um conceito forte para o patrocínio esportivo da empresa e também, gerando uma estrutura de comunicação versátil, baseada na imagem de um time de atletas renomados, denominado Time Medalha Azul. Em 2008, o modelo de campanha foi mantido com o patrocínio de 10 atletas, porém para essa nova etapa do projeto, os desafios não se davam na estrutura da campanha, mas na forma de como utilizá-la. Era fundamental avaliar novos caminhos para o relacionamento com o consumidor num evento que iria acontecer do outro lado do planeta e num horário considerado pouco atraente pela maioria.


O PLANO: A campanha foi dividida em 3 grandes estratégias: 1. Estratégia de Planejamento – transformando problema em vantagem; 2. Estratégia de Comunicação – Criando um conceito integrador; 3. Estratégia de Mídia – combinando mídia convencional com guerrilha.


A EXECUÇÃO: 1. Estratégia de Planejamento: o fato de a Olimpíada acontecer na China, com 11 horas de diferença de fuso horário, e com fortes restrições de informações extra oficiais, proporcionava a oportunidade de produzir um conteúdo jornalístico relevante de qualidade e exclusivo. Era oportuno formatar novos elos de relacionamento com o público brasileiro, a mídia e o mercado do esporte nacional. Sendo assim, o Projeto Medalha Azul 2008 desenvolveu as seguintes ações principais e complementares: Patrocínio de atletas – dos melhores do mundo em suas modalidades a jovens atletas; comunicação ATL – apresentação do time Medalha Azul 2008 e os principais lançamentos da empresa, linkados ao patrocínio esportivo; Comunicação PR e Assessoria de Imprensa; Marketing Digital; Ações Cooperadas; Ações Promocionais; Ações de Relacionamento para aprimorar as atividades com os parceiros comerciais, fornecedores, clientes e consumidores finais; Atividades de PDV e Merchandising; Eventos para os públicos externo e interno para fortalecer a associação da marca às ações do plano, aos lançamentos de produtos e às campanhas promocionais; Material Corporativo.
2. Estratégia de Comunicação: o conceito desenvolvido para a Medalha Azul 2008 considerou 3 aspectos para a marca: o conceito global de comunicação (“imagine”), o histórico de patrocínios esportivos e o planejamento estratégico que visava ultrapassar os limites da comunicação convencional. Assim o conceito “Imagine” foi um convite a sonhar com conquistas e realizações. Da mesma forma, o esporte tem a qualidade de expressar a performance e o design – diferenciais fundamentais da tecnologia -, inspirando os seres humanos a buscarem algo mais em suas vidas.
3. Estratégia de Mídia: para 2008 foram desenvolvidos dois filmes dentro da campanha de divulgação linkados aos Jogos Olímpicos. O planejamento de mídia também explorou o patrocínio aos programas esportivos, complementando inserções de 5” aos filmes de 30”. Revistas, jornais, mídia exterior e on line também foram utilizados para dar maior amplitude à campanha em território nacional. Além da mídia e peças de comunicação tradicionais foram realizadas as seguintes ações: website, campanha de móbile marketing, web TV, ativação de PR, twitter marketing, blog action + social Unicef – atividade desenvolvida em conjunto com a Unicef, em que os posts dos Atletas Medalha Azul revertiam em materiais esportivos para projetos sociais ligados ao esporte, evento de lançamento – apresentação do Time Medalha Azul 2008, estratégia comercia e plano de marketing para a equipe e parceiros de negócios, com a cobertura dos principais veículos de comunicação do país.


OS RESULTADOS: O Time Medalha Azul Samsung alcançou 100% de eficiência, já que 8 atletas alcançaram o índice olímpico e conquistaram 7 medalhas, sendo 1de ouro, 4 de prata e 2 de bronze. Com relação às campanhas de incentivo de vendas e promoções registrou-se um aumento de 256% na comercialização da linha de áudio & vídeo; relacionamento com 9 grandes redes do varejo e mais de 13 mil vendedores participantes. Retorno de PR/Mídia Espontânea: cobertura pelos principais veículos de comunicação do país, R$ 24, 6 milhões em retorno de mídia espontânea, 18,7 mil horas de exposição da marca em mídia eletrônica, 8,5 mil páginas em mídia impressa, média de 5 aparições diárias nos principais veículos de comunicação. A Samsung conseguiu ainda, um alto recall promocional nas lojas dos principais parceiros comerciais, por meio do relacionamento entre atletas do time Medalha Azul Samsung, consumidores e força de vendas. Com relação ao retorno de exposição da marca, a empresa atingiu 665% sobre o total de investimentos realizados na campanha (exceto mídia tradicional) versus o retorno de mídia espontânea.

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by