vencedores - 2008

Publicado: terça-feira, 1 de janeiro de 2008

São Paulo Convention & Visitors Bureau – Os 4 C´s. Ações integradas ampliam o número de visitantes da Cidade que é Tudo de Bom





Empresa: São Paulo Convention & Visitors Bureau

Case: Os 4 Cs. Ações integradas ampliam o número de visitantes da Cidade que é Tudo de Bom



O PROBLEMA: Ao longo de décadas, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) foi muito bem sucedido em captar, gerar e incrementar eventos na cidade de São Paulo, que chega a atrair por ano 10 milhões de visitantes, sediar 90 mil eventos e movimentar cerca de R$ 8 bilhões. Mas era necessário estabelecer estratégias para que o turismo na capital paulista não se amalgamasse apenas em sua vocação, mas que refletisse numa atividade profissional intermitente. A fim de colocar em prática essa proposta, a entidade definiu os 4 C’s - Comunicação, Captação, Capacitação e Controle - como lema de sua atuação.


O DIAGNÓSTICO: Com ações integradas, e em parceria com outras entidades e órgãos do setor do turismo paulistano, o objetivo era formar uma base de dados, constantemente atualizada, subsídio para conquistar novas oportunidades, trazer mais eventos, atrair visitantes, treinar os responsáveis por recebê-los e administrar a infra-estrutura adequada a esse crescimento. Nos seus 24 anos de existência, o SPCVB tornou-se uma referência para os promotores e organizadores de eventos interessados em realizar congressos, convenções e feiras na capital paulista. Por congregar diversas lideranças empresariais, mantém relacionamento com todos os segmentos econômicos que, direta ou indiretamente, se beneficiam do turismo. A entidade também atua no desenvolvimento e implementação de ações promocionais de marketing para a capital paulista e, em alguns casos, para o Estado. Desde sua fundação, criou-se uma simbiose perfeita entre a cidade e o organismo destinado a trabalhar com e para ela. Parcerias entre os setores público e privado são práticas comuns à entidade.


O PLANO: Os quatro C’s – Comunicação (Campanha São Paulo é Tudo de Bom), Captação (trabalho de captação de eventos nacionais e internacionais, com divulgação na imprensa e aproximação com entidades setoriais e de classe), Capacitação (Programa Bem Receber, com treinamentos de mais de 700 profissionais) e Controle (reunião e divulgação de indicadores da cidade e pesquisas com perfil do turista) passaram a formar a linha-mestra da entidade em todas as ações realizadas.


A EXECUÇÃO: Para atingir os objetivos estabelecidos foram desenvolvidas as seguintes ações: lançamento do Guia Rápido com a proposta de elucidar dúvidas sobre o papel de um bureau no processo de apoio, captação e realização de um evento. A publicação mensura um roteiro de ações que o SPCVB pode desenvolver, desde a seleção dos hotéis onde os participantes ficarão hospedados, até ajudar a identificar possíveis captadores de recursos ou patrocinadores. Esses exemplares são distribuídos em entidades setoriais, instituições de ensino, centros de pesquisa e departamentos científicos. Foi. Foi desenvolvido o press kit internacional Dez razões para se fazer um evento na cidade - um folder de 25 páginas elencando os principais atributos da cidade para o mercado de eventos, distribuído nas feiras internacionais em que a entidade estava representada, acompanhado de um CD com imagens e dados do destino São Paulo. Foi lançado também em 2007, o Programa Bem Receber, que constitui-se num programa de treinamento para aprimorar o serviço de atendimento ao contingente de visitantes que desembarcam anualmente na capital, desenvolvido em parceria com vários órgãos e entidades do setor de turismo, e na oferta de cupons de descontos em estabelecimentos de atividades culturais e de entretenimento aos visitantes de feiras e congressos. Além disso, deu-se continuidade na campanha publicitária São Paulo é Tudo de Bom lançada no ano anterior, com criação da McCann-Erickson do Brasil, onde um novo time de celebridades identificadas com a capital representou a diversidade da metrópole no glamour e nas compras (Hebe Camargo), na estética e beleza natural (Angélica), no esporte (Emerson Fittipaldi), nas artes visuais (Gustavo Rosa) e na cultura (Serginho Groissman). Em 2007, a Escola de Samba Mocidade Alegre, sensibilizada pelo slogan da campanha, se aliou ao SPCVB e criou o samba-enredo Bem-vindo a São Paulo. Sabe por quê? Porque São Paulo é Tudo de Bom, com que se apresentou no Carnaval deste ano. Também em 2007, a entidade ingressou no Second Life com a instalação de um estande Bem Receber, onde é possível adquirir ingressos e cupons de desconto, bem como, ter acesso à agenda de eventos da cidade e a dicas de espaços de lazer, gastronômicos e de compras. A comunicação da entidade e dos eventos de São Paulo ganhou também a programação da USP, com três inserções diárias, nos canais do Vídeo Hotel, e nos 300 painéis de LCD espalhados pelas padarias de alto nível da capital paulista e nas páginas das revistas Táxi! – distribuídas nos aeroportos da cidade – e Quarteirão Paulista, com circulação na região da Avenida Paulista.


OS RESULTADOS: Em 2007, o SPCVB bateu o recorde de eventos apoiados, com a captação de 181 novos eventos para os próximos anos. No ano passado a cidade realizou 61 eventos, 13% a mais na comparação com os 54 eventos de 2006. Números que vêm corroborar sua classificação como a melhor cidade das Américas em relação a eventos e encontros internacionais realizados em 2007. Segundo o ranking da International Congress and Convention Association (ICCA) – a maior organização mundial da indústria de eventos, a capital paulista está na 23 colocação, à frente de destinos tradicionais como Montreal, Buenos Aires, Nov York, entre outros, o que consolida a cidade como grande referência na realização de eventos internacionais. No que diz respeito à capacitação para receber os visitantes, os cursos promovidos pelo SPCVB já envolveram mais de 700 profissionais de diversos segmentos, sendo 275 motoristas de táxis, 150 policiais militares do centro de São Paulo e cerca de 350 concierges e recepcionistas da rede hoteleira.

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by