vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

SBT – SBT 30 Anos






Empresa: SBT

Case: SBT 30 Anos



O PROBLEMA: prestes a completar 30 anos, o SBT queria mudar sua imagem e reconquistar o segundo lugar da audiência da TV brasileira,que no passado recente era dele. principais problemas detectados: a emissora estava com uma imagem antiga, programação indefinida, sem movimento, não apresentava inovação e vinha se deparando com a agressividade da TV Record.


O DIAGNÓSTICO: como mudar a imagem da marca, sem abandonar sua história? Para a grande maioria do público, o SBT era percebido como um misto de novelas mexicanas, programas de auditório e outros formatos antigos e desgastados.


O PLANO: Era necessário olhar para a história do SBT, entender seu DNA composto de valores como família, diversão, sucesso, carisma e pioneirismo e adequar sua linguagem para o futuro de forma jovem, moderna, digital e interativa.


A EXECUÇÃO: Para atingir os objetivos propostos foi necessário atuar nas seguintes frentes: conceito do SBT, sua identidade visual, grade de programação, campanha de comunicação da emissora, se fazer presente nos meios digitais e desenvolver uma campanha de endomarketing para o seu público interno. Com relação ao conceito completar 3 décadas não significa exatamente juventude. que tal dizer isso de um jeito direto e carinhoso? se apropriando de um sentimento que já era percebido pelos brasileiros. Foi dessa idéia que nasceu o slogan: "SBT. 30 ANOS COM VOCÊ". O conceito nasceu do desejo da emissora de celebrar a data com quem é essencial na trajetória de sucesso do SBT, todos os brasileiros. Os artistas da emissora também são destaque na comunicação. Definido o conceito, foram desenvolvidas as seguintes ações de comunicação: um selo comemorativo de 30 anos; uma campanha publicitária composta de filmes e anúncios seqüenciais para jornais e revistas de interesse geral, específicas de TV e celebridades e para os veículos do trade de comunicação; aplicativos para o iphone; mídia no metrô; promoções e concursos culturais. Além disso, foi realizado um evento comemorativo dos 30 anos do SBT de 19 a 21 de agosto último, no hotel Jequitimar no Guarujá SP, que contou com a exposição de vários stands contando a história da emissora e relembrando sua programação, bem como, uma exposição de homenagem aos 30 anos no MUBA Museu de Belas Artes de São Paulo, de agosto a outubro; foram desenvolvidos brindes específicos à comemoração em homenagem aos parceiros do SBT e a todo o seu elenco. No ambiente digital foi desenvolvido um novo site para a emissora, uma campanha on line com veiculação em diversos veículos e ações em redes sociais como YouTube, Facebook, Orkut, Twitter e Blogger. Para a campanha de endomarketing foram criadas diferentes ações como caracterização de camarins destacando os 30 anos, materiais de comunicação distribuídos em todas as instalações do SBT, wallpaper para os microcomputadores dos funcionários, templates para apresentações em Power point, dentre outras. Para a programação foram criado dezessete programas especiais a data comemorativa abordando ícones que possuem um lugar especial na memória de milhões de telespectadores como fatos importantes do jornalismo, trechos inesquecíveis de programas humorísticos, o suspense dos reality shows, etc.


OS RESULTADOS: Além de atingir os objetivos de rejuvenescimento da marca, resgate dos valores da emissora, o SBT teve um retorno em mídia espontânea de mais de R$ 4 milhões. Muitos profissionais que trabalham com comunicação, seja em agências,
clientes ou mesmo em outros veículos, de alguma forma participaram dessa comemoração, resgate da história SBT 30 anos e reposicionamento da emissora.



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