vencedores - 2015

Publicado: quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Shopping SP Market – Case: Vagas Inesquecíveis



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

 

Inaugurado em 20 de setembro de 1994, o Shopping SP Market se consolidou como um dos principais empreendimentos da indústria de shopping centers do Brasil, destacando-se por oferecer um dos mais amplos e completos centros de serviços, alimentação e lazer da zona sul da cidade de São Paulo. Situado na Avenida das Nações Unidas, 22.540, zona sul de São Paulo, perto da região de Santo Amaro, da Marginal Pinheiros, da Avenida Luís Carlos Berrini e do bairro do Morumbi, o Shopping SP Market fica próximo do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, da Represa Guarapiranga, das casas de show Citibank Hall e HSBC Brasil, dentre outros pontos de referência. É de fácil acesso, pois está localizado ao lado da Estação Jurubatuba, linha 9 da CPTM. Além disso, é itinerário de diversos ônibus. O empreendimento tem fluxo médio mensal de 1,5 milhões de visitantes, sendo aproximadamente 65% do público formado pelas classes AB e 35% pelo público C, população economicamente ativa. Durante a semana, circula no Shopping SP Market um grande número de executivos, por conta da proximidade de empresas e indústrias de médio e grande porte. Com 170.000 m de área construída e 67.000 m de área de lojas (ABL – área bruta locável) e 3.000 vagas de estacionamento, o shopping conta aproximadamente 260 lojas e quiosques de mix variado e marcas de renome, como as âncoras Academia Smart Fit, Casas Bahia, Cinemark, C&A, Lojas Americanas, Marisa, Parque da Mônica, Pernambucanas, Renner, Riachuelo e Ricoy Supermercados, das megalojas Centauro, Frêdy, Livraria Saraiva, Magazine Luiza, Polishop e Ri Happy, e lojas de redes conhecidas, como Arezzo, Artex, Billabong, Brands House, Chilli Beans, Clube Melissa, Estoque, Gregory, Havaianas, Kopenhagem, Levis, M. Officer, Ofner, PUC, Puket, Samsung, Santa Lolla, Starbucks Coffee, Suplicy Cafés Especiais, Victor Hugo, Vila Romana e Vivara, dentre outras. No seu mix de serviços, destaque para os bancos Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica, HSBC e Bradesco. O Shopping SP Market possui correios, cabeleireiros, podólogo, casas de câmbio, lotérica, farmácias, entre outros serviços. O empreendimento ainda possui 11 Salas de cinema Cinemark stadium X-D e três praças de alimentação. É também no Shopping SP Market que está instalado o novo Parque da Mônica, maior parque temático coberto da América Latina, com 12 mil metros quadrados de área. Atualmente, o Shopping SP Market está passando por um processo de revitalização do empreendimento.


 

Problema / Desafio / Oportunidade

 

Todos os dias, mais de 100 crianças desaparecem no Brasil. 50 crianças, em média, só na cidade de São Paulo. Trata-se de um número expressivo, uma média de aproximadamente 36 mil casos por ano, que, na grande maioria das vezes, não são solucionados, apesar de todos os esforços. Por isso, quanto mais elas forem mostradas, quanto mais suas imagens e suas histórias forem espalhadas, maior a chance delas não serem esquecidas e, consequentemente, também possam ser encontradas. A Campanha Vagas Inesquecíveis tem por objetivo dar visibilidade para o alto número de crianças desaparecidas no País, ao mesmo tempo, reforçar o compromisso do nosso empreendimento com ações efetivas de responsabilidade social.


 

 

 

Plano

 

A cidade de São Paulo conta com uma frota de mais de 7 milhões de carros, além de 1 milhão de vagas em estacionamento. Para memorizar e encontrar seus automóveis, muitos criaram o hábito de fazer fotografias da localização, que são deletadas posteriormente pelos motoristas. A ideia da campanha Vagas Inesquecíveis foi substituir as tradicionais sinalizações do estacionamento do Shopping SP Market por placas com as fotos de crianças desaparecidas da base de dados do Projeto Caminho de Volta da Universidade de São Paulo (USP), um banco de DNA de crianças desaparecidas, aproveitando-se desse novo costume entre os motoristas. Assim, a campanha espera que as fotos e dados dos desaparecidos sejam compartilhados nas redes sociais, levando a questão das crianças desaparecidas para o maior número possível de pessoas e, consequentemente, somando esforços efetivamente para se encontrar essas crianças.


 

 

Execução / Ativação

 

O Shopping SP Market ousou ao mexer em sua programação visual e substituir as tradicionais placas de sinalização (com letras e números) do estacionamento por placas com fotos e nomes de crianças desaparecidas, além de dados que possam ajudar na sua localização. Uma idéia simples, porém eficaz com o que se propõe: dar visibilidade à causa das crianças desaparecidas. Devido à relevância da causa - crianças desaparecidas, todas as empresas e profissionais envolvidos, como a Agência África, a produtora Conspiração Filmes e a empresa fornecedora das placas, trabalharam em regime pro bono, ou seja, trabalharam de forma voluntária e sem serem pagos pelo trabalho exercido, pois abriram mão dessa remuneração em prol dessa ação de cunho social.


 

Resultados

 

Trata-se de uma ação cujo resultado não pode ser mensurado em termos de retorno financeiro ao empreendimento, mas podemos, sim, comparar a eficácia da ação através da mobilização do público freqüentador do shopping por meio das redes sociais, apoiando a causa e da repercussão dessa ação social na mídia, que dá visibilidade à causa e amplia a possibilidade de efetivamente ajudar na localização dessas crianças desaparecidas.


Para o Shopping SP Market, que tem como seu principal público a família, a participação em ações de cunho social como esta, além de impactar as pessoas, são bem aceitas e costumam fidelizar esse nosso público.


“Este job foi uma carga emocional muito grande desde o início. O assunto é delicado, importante e também muito triste. Cada criança retratada na campanha tem uma história diferente, única, mas que tem em comum a mesma dor compartilhada por todas as mães. Que se emocionam, como se o filho tivesse desaparecido agora, neste exato momento, independente da data em que o fato aconteceu. E quando realizamos este tipo de ação social, que tem como proposta dar visibilidade à causa dessas crianças desaparecidas, e conseguimos impactar as pessoas, o tema volta para a pauta dos veículos de comunicação, fazendo a causa ganhar espaço cada vez que é divulgada, nos deixando mais felizes ainda e com a sensação boa que fizemos a nossa parte”.

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by