vencedores - 2007

Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

TBWA BRASIL – O DISRUPTION DE UMA HISTÓRIA.




TBWA/BR

Case: O DISRUPTION DE UMA HISTÓRIA



PROBLEMA -
Em 1986, Luis Grottera e 4 profissionais do mercado (Beto Genistretti – mídia, Manuk Masseredjian – marketing, Pyr Marcondes – criação e Ricardo Ramos – atendimento) fundaram a Grottera & Cia Serviços a Marketing, com o diferencial estratégico de não se dedicar, exclusivamente, à propaganda e se posicionar como prestadora de serviços de todas as necessidades de marketing dos seus anunciantes. Com imediato crescimento, a agência se reinventa e lança um grupo de empresas. O conceito multidisciplinar, criado por Luis Grottera, ilustrou a resposta da necessidade do mercado e virou conceito padrão. A agência passou a operar com Propaganda, Design, Web, Marketing Direto, Merchandising, Marketing de Relacionamento, Endomarketing, Eventos, Imprensa, Relações Públicas, Ponto de Venda. Porém, a Grottera precisava de um trampolim para ter a oportunidade de se colocar entre as maiores agências, numa economia globalizada. E a TBWA\, a network mais premiada e que mais cresce no mundo, mas que não conseguia se fixar no Brasil, precisava de uma base sólida e confiável para que seu projeto se viabilizasse no país.

DIAGNÓSTICO -
A Grottera foi procurada pelo headquarter da TBWA\ e da Ominicom – o maior grupo de comunicação do mundo – que propuseram a compra de 60% das ações da Grottera, com o compromisso de desenhar uma agência no Brasil. Chegou-se a conclusão que para o mercado brasileiro acreditar que agora a TBWA\ chegava ao país para valer, já que no passado havia feito associações com outras agências locais que não deram certo, era necessário abrir uma agência 100% TBWA\ no Brasil incluindo nome, padrão gráfico, metodologias e políticas. Como o planejamento estratégico sempre foi um reconhecido diferencial da Grottera, com o Disruption da TBWA\ um modelo de planejamento diferenciado, isso poderia ser ainda mais desenvolvido. Ou seja, decidiu-se criar uma agência autenticamente TBWA\ no Brasil e que tivesse também os autênticos diferenciais da Grottera, nascendo em agosto de 2003, a TBWA\BR.

PLANO -
Valorizar a principal metodologia de trabalho da TBWA\BR, o Disruption: conjunto de métodos e processos que tem sido responsável por uma nova e revolucionária visão sobre os desafios mercadológicos de clientes no mundo inteiro, garantindo como resultado, alta performance e notoriedade para seus produtos e marcas. Uma forma contemporânea e eficaz de conquistar objetivos e garantir o maior retorno sobre os investimentos na comunicação comercial. São 37 ferramentas para iniciar o processo, moldadas de acordo com o briefing que abrangem todos os meios de comunicação (propaganda, eventos, patrocínio, marketing direto, web, promoções, design, etc).

EXECUÇÃO -
Além de ter aplicado essa metodologia de trabalho em diversos clientes gerando cases de sucesso como os cases da Pedigree (ração animal), Mars, Gafisa, Genéricos Eurofarma, Nissan, Caixa Cultural, a TBWA\BR lançou no país, o livro escrito pelo CEO da TBWA\, Jean-Marie Dru, intitulado “Além da Disrupção”, com prefácio escrito por Luis Grottera. O lançamento e o esforço de marketing sobre o tema geraram diversas palestras em eventos e empresas de grande repercussão e retorno, bem como, fizeram com que o tema fosse analisado e discutido em várias universidades do país.

RESULTADOS - A Grottera era 28 agência do ranking. No Brasil, a TBWA\ ocupava a posição 62. Pelo critério do Monitor, com as devidas correções, a TBWA\BR ocupa agora o 18 lugar no ranking. Houve um crescimento de 73,5% na receita da empresa, entre o primeiro ano calendário pós fusão (2004 x 2007), o que significa um crescimento médio superior a 20% ao ano.O número de clientes cresceu de 4 (TBWA\BR antes da fusão com a Grottera) para 13. DE 2003 para cá, a agência conquistou importantes prêmios nos festivais internacionais de comunicação como Cannes, London Festival, Clio além de muitos outros prêmios nacionais.

vencedores 2007

todas >

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by