vencedores - 2008

Publicado: terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Unimed do Brasil – Há muitos exemplos de superação no Brasil. 188 deles foram para Pequim





Empresa: Unimed do Brasil

Case: Há muitos exemplos de superação no Brasil. 188 deles foram para Pequim


O PROBLEMA: Visando valorizar a igualdade e erradicar o preconceito em todo o seu processo de interação com o mercado e com a comunidade, a Unimed do Brasil desenvolveu ações e começou apoiar a inclusão social de deficientes físicos as empresas que procuram trabalhar dentro dos claros conceitos preconizados pela Governança Corporativa. Segundo recente pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, 46% dos brasileiros entre 18 e 74 anos das classes A, B, C e D se sentem estimulados a adquirir produtos e serviços de empresas que promovem ações sustentáveis de apoio a deficientes físicos. Muitas empresas conscientes costumam ir mais além e, não somente incorporam a inclusão e o apoio a portadores de necessidades especiais ao seu dia a dia, como também divulgam sua atitude e sua postura para milhões de pessoas, criando massa crítica, e estimulando o conceito de que: “ a vida que a gente quer depende do que a gente faz”. Este é o perfil da Unimed Brasil que se ressalta através do apoio ao esporte paraolímpico brasileiro, e que manifesta o orgulho da empresa em apoiar pessoas que são exemplo de superação. Pode-se afirmar que o Esporte Paraolímpico brasileiro está no próprio DNA da Unimed Brasil.


O DIAGNÓSTICO: A Unimed resolveu ir além do seu próprio negócio e assumiu seu compromisso com a sociedade através de sua política de Responsabilidade Social. Visionária, encontrou no esporte paraolímpico uma oportunidade de estar ao lado de uma causa alinhada com a sua essência e seu posicionamento.


O PLANO: A Unimed viu a necessidade de formar O Comitê Paraolímpico que tem o compromisso de transformar deficientes em atletas, ajudando-os a superar seus problemas e a alcançar altas performances. O comitê paraolímpico investe nos atletas brasileiros, ajudando a criar modalidades adaptadas às suas limitações – eram 8, hoje são 19. Além disso, trabalha para divulgar o esporte paraolímpico junto à imprensa, formadores de opinião e todos os brasileiros. O número de expectadores cresceu de 5500 para 75000 em 20 anos. O orgulho que a Unimed tem em apoiar o esporte paraolímpico brasileiro se explicita ainda mais, através do aproveitamento de uma oportunidade estratégica de grande relevância que resultou na decisão da Unimed Brasil de patrocinar o canal Sport TV viabilizando a transmissão integral da Paraolimpíada Pequim 2008 para todo o território nacional. Sem este patrocínio não teria havido a transmissão integral do evento, já que as outras emissoras se limitaram a transmitir apenas flashes das competições.


A EXECUÇÃO: Dentre as ações de comunicação realizadas destacam-se: patrocínio da emissora SportTV, vinhetas veiculadas ao longo da programação da Sportv que reforçou o apoio da marca à equipe paraolímpica brasileira; filme de 30’ e de 45’ veiculados no Sportv, anúncios sobre a abertura, medalhas conquistadas e encerramento dos jogos; ações de mídia indoor em restaurantes, bares e academias para estimular o público assistir as Paraolimpíadas; criação de um hotsite, blog, comunidades no orkut e ações de comunicação on line com informações sobre os jogos; ações com a imprensa; e palestras para o público interno da Unimed para apresentação de toda estratégia utilizada.


OS RESULTADOS: Seis milhões de pessoas foram impactadas através do patrocínio nos jogos na Sportv. Dentre os resultados alcançados destacam-se: a Unimed consolidou o Movimento Paraolímpico no Brasil; aumentou a visibilidade e a empatia do Movimento junto à mídia e à sociedade em geral; proporcionou condições técnicas e científicas para o desenvolvimento dos atletas integrantes da equipe Paraolímpica Brasileira; criou um ranking nacional para os atletas; padronizou os métodos e instrumentos de avaliação da performance dos atletas; fomentou a realização de competições nacionais e detecção de novos talentos; estimulou a participação de atletas e equipes paraolímpicas brasileiras em competições internacionais; estimulou a qualificação profissional dos atletas visando o planejamento pós carreira esportiva; criou e implantou um calendário para o esporte paraolímpico brasileiro; estabeleceu normas e critérios de qualidade e funcionamento para as Associações Filiadas e Clubes Paraolímpicos, visando a padronização dos instrumentos gerenciais de acompanhamento de processos, projetos e resultados.

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by