vencedores - 2007

Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

UNIMED-RIO – FORTALECIMENTO E EXPERIÊNCIA DA MARCA




UNIMED DO RIO

Case: FORTALECIMENTO E EXPERIÊNCIA DA MARCA



PROBLEMA -
Nos últimos anos, os planos de saúde têm encarecido, o setor encolhido, o mercado saturado (migração de planos de pessoa física para pessoa jurídica) e com baixa diferenciação na categoria.

Em virtude do cenário atual, algumas tendências se estabelecem neste mercado, como: mudança de foco para pessoa jurídica, verticalização, como solução para redução de custos, atenção à classe C (adequação de produtos à esse público), planos odontológicos (como importante estratégia) e investimentos tecnológicos para redução de fraudes.O mercado tem se relacionado com seus clientes de forma mais negativa do que em anos anteriores. Eles apontam um relacionamento inseguro, com indignação e medo. Vêem o produto de uma forma mais cara e inacessível, o atendimento mais burocrático e com menor acessibilidade, e os serviços com perda de qualidade, com um direcionamento forçado para a rede própria.

DIAGNÓSTICO -
Neste cenário, a Unimed-Rio precisava encontrar uma nova forma de se comunicar para que pudesse crescer em um mercado em retração, sem comprometer sua rentabilidade nem abrir mão de seu target estratégico (classes AB).Crescer e fortalecer a marca neste cenário era um desafio, e demandava a criação de diferenciais competitivos.

PLANO -
Atingir como público alvo, moradores do município do Rio de Janeiro pertencentes às classes sociais A/B que se sentem responsáveis por assegurar a saúde e o bem estar de suas famílias.

Resaltar o quadro competitivo Unimed-Rio é o melhor plano de saúde e seus diferenciais criada e pertencente a médicos, o que assegura a dedicação no atendimento com base na ética da categoria.E ainda, oferecer um atendimento mais humano e os recursos mais modernos da medicina, garantindo a manutenção da qualidade de vida de seus clientes.

EXECUÇÃO -
Divulgar, de forma eficiente a comunicação, buscando ampliação da base atual de clientes e fidelização dos clientes já existentes.

Para buscar o fortalecimento e a experimentação da marca Unimed-Rio, optou-se utilizar um mix de meios que visasse trazer à comunicação:

–Cobertura, visibilidade e impacto, através da Televisão e Mobiliário Urbano.

–Segmentação e racionalidade, através do meio revista, onde foram contemplados diferentes segmentos de público.

RESULTADOS -
Em 2006, a Unimed-Rio chegou a marca de 550.000 clientes, o que significa um aumento de quase 80.000 clientes na carteira, se comparado ao ano anterior. Este aumento pode ser a satisfação geral dos consumidores, em 2006, foi maior que a observada para o total de planos: 87% ante 78% do total de planos.

Em 2006: a Unimed-Rio se tornou Top of Mind entre os possuidores de plano de saúde; em termo de Awareness, a Unimed-Rio cresceu de 55% 2005, para 66% em 2006; obtiveram 108.996 contratos novos contra 21.032 contratos cancelados, demonstrando a eficácia da Campanha de Incentivos realizada em 2006.

A Unimed-Rio entrou para o ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar, segundo a Revista Exame.A Unimed-Rio continuou sendo líder de mercado no Rio de Janeiro, com 15% de market share.

vencedores 2007

todas >

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by