vencedores - 2016

Publicado: terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Vigor – Nova Vigor Mix


HISTÓRICO/ANTECEDENTES/CIRCUNSTÂNCIAS
A categoria de margarinas e manteigas no Brasil estava há bastante tempo sem inovações relevantes e que realmente entregassem algo novo e disruptivo.Foi então que a Vigor, especialista em produtos derivados do leite, se apropriou da plataforma de manteiga e relançou sua tradicional manteiga, sua margarina sabor manteiga e finalmente lançou um produto inovador, que quebraria a monotonia do mundo das margarinas e manteigas.

PROBLEMA/DESAFIO/OPORTUNIDADE
Então, chega ao mercado o novo blend de manteiga Vigor Mix. Um produto exclusivo da Vigor. Vigor Mix é uma combinação única de manteiga com margarina, que mistura as principais características destes dois produtos: o sabor da manteiga e a cremosidade da margarina. O resultado dessa alquimia é um blend sem igual em toda a categoria.
Vigor Mix nasceu para tornar-se um produto muito indulgente no portfólio da Vigor, assumindo um novo território, que mistura o máximo do sabor da manteiga com a facilidade de passar no pão! Vigor Mix está pronto para ser consumido assim que sai da geladeira. É gostoso e prático!
Além disso, foi lançado numa embalagem ultra moderna que ganhou prêmio de embalagem pela ABRE. Um blend de manteiga. Um novo conceito, uma nova categoria precisava ser lançada. Os diferenciais deste produto precisavam ser comunicados de maneira diferenciada e exclusiva, assim como o próprio produto.

PLANO
O tom da comunicação precisava seguir a estratégia de despertar o interesse por algo novo e único no Brasil. Apresentando uma nova categoria no mundo das margarinas e manteigas: o blend de manteiga. E para despertar o interesse por algo novo, só precisávamos que as pessoas experimentassem o produto! Se elas experimentassem, iriam se apaixonar pelo sabor e textura únicos no mercado!
Mas, como fazer os consumidores experimentarem essa novidade através de uma campanha online? Como levar as pessoas do ambiente digital para o físico?
A estratégia foi novamente combinar. Integrar uma degustação de PDV com a internet, utilizando o ambiente digital para levar os usuários de São Paulo para os pontos de degustação mais próximos. Somado a isso, uma comunicação que despertava a curiosidade nas pessoas, estimulando o consumidor a ir até o PDV para não deixar de conhecer esta novidade.

EXECUÇÃO / ATIVAÇÃO
Como principal peça pensada para o lançamento, foi produzido um vídeo com uma abordagem intensa e emergencial. Uma novidade incrível da Vigor, um grande mistério. Qual seria o grande lançamento? Para aguçar a curiosidade dos consumidores, uma única mensagem foi trabalhada inicialmente: "Você nunca provou nada igual".
Explorado nos principais canais digitais e redes sociais, o vídeo contou com uma importante inteligência estratégica de mídia segmentada, impactando usuários de São Paulo, que eram levados para um hotsite dedicado da campanha, ressaltando os principais atributos do produto e direcionando o usuário para a experimentação através de um mapa de localização.
Além disso, também foi realizado um intenso trabalho de mídia mobile. Aproveitando o fato de estarmos cada vez mais conectados em nossos smartphones, com os celulares extremamente utilizados no momento da compra no supermercado, desenvolvemos banners e peças de ativação que impactavam usuários que se encontravam próximos (ou mesmo no interior) dos pontos de degustação.
A campanha teve duração de um mês e meio. Após este período, foi desenvolvida uma segunda fase da comunicação, celebrando o grande sucesso que a Vigor Mix estava fazendo nas gôndolas da cidade e mostrando as reações positivas e inusitadas de consumidores que decidiram experimentar a grande novidade da Vigor.

RESULTADOS
A comunicação trouxe resultados expressivos, que foram transformados, na sequência, em uma ótima performance de vendas.
Com uma das peças de mídia de mais impacto e mais disputada na internet: o Masthead do Youtube, a campanha de Vigor Mix teve início conquistando altos índices de engajamento.
No total, tivemos mais de 11 milhões de visualizações do vídeo da campanha. Com mais de 120.000 de acessos ao hotsite, onde usuários puderam se informar sobre o produto e descobrir onde experimentar a Nova Vigor Mix.
As redes sociais da Vigor registraram milhares de interações positivas (likes, shares e comentários) com as peças de ativação da campanha. E o alto índice de engajamento não foi medido só por números, mas também de maneira qualitativa: centenas de usuários mostraram muita curiosidade de conhecer o produto, intenção de ir às lojas e, principalmente, vontade de provar a novidade.
E o principal: a soma de esforços de produto, trade e comunicação se mostrou eficiente nos resultados, com o faturamento crescendo a duplo dígito. O blend de manteiga único no país conquistou espaço na mesa do consumidor brasileiro, mas também lucrou acima do previsto e ganhou importância no portfólio de produtos da Vigor.

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  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
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