vencedores - 2010

Publicado: sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Vivo – Vivo Internet Brasil





Empresa: Vivo

Case: VIVO INTERNET BRASIL



O PROBLEMA: No fim do primeiro semestre de 2009, a Vivo teve contato com o Projeto Saúde e Alegria, uma instituição civil, sem fins lucrativos, que tem como principal projeto o barco hospital Abaré. O Abaré é uma Unidade Móvel de Saúde que atende aproximadamente 2.785 famílias, ou 15.000 beneficiários, de 73 comunidades nas duas margens do rio Tapajós. Calcada em sua missão, que é entregar a maior e melhor conexão para que o maior número de indivíduos conectados viva melhor e possa mais, a Vivo enfrentava dificuldades para materializar o impacto da conexão na vida das pessoas, de forma relevante, principalmente nos grandes centros urbanos, onde estar conectado é algo que faz parte do dia a dia das pessoas. A Vivo entendeu que poderia conectar mais pessoas que até então viviam isoladas. Esse se mostrou o cenário perfeito para lançar os novos planos de dados, Vivo Internet Brasil, que oferece navegação de dados ilimitados, se tornando também uma fonte de negócio com crescimento sustentável para a empresa.


O DIAGNÓSTICO: No fim de 2009, em parceria com a Sony Ericsson, a Vivo instalou uma antena em Belterra – PA, e regiões, que levou a conexão 3G para mais de 30 mil pessoas, que até então só podiam se comunicar via rádio. Em paralelo, instalou uma antena no Barco Hospital Abaré, que junto com a antena de Belterra e regiões, rebate o sinal para outras cidades, sem a necessidade de instalação de novas antenas. Isso fez com que as consultas, que eram realizadas 1 vez por mês, tempo que leva para o Barco Hospital Abaré completar todo o seu trajeto em torno das comunidades do Rio Tapajós, pudessem ser realizadas remotamente por meio da conexão 3G da Vivo, evitando que pessoas doentes tivessem que se deslocar por até 4 horas para Santarém, cidade grande da região onde o sistema público de saúde ainda é deficitário.


O PLANO: A Vivo enxergou nessa oportunidade a chance de entregar, de forma real, a base do seu posicionamento: Conectadas, as pessoas podem mais e vivem melhor. Assim, a presença das antenas nessas pequenas comunidades cumpre duas principais funções: levar melhorias e possibilidades para uma comunidade que até então vivia desconectada; mostrar para toda sua base, já acostumada a conviver com todo o acesso possível, que nesse choque de tecnologias as possibilidades se multiplicam. Além do poder da conexão, a estratégia reforça a percepção de que a Vivo possui a melhor cobertura e melhor qualidade de sinal, pois, se pega em Belterra, pega em qualquer lugar.


A EXECUÇÃO: A estratégia de comunicação utilizada foi inspirada no case de Belterra e regiões, onde a Vivo e a DPZ enxergaram que a forma mais verdadeira de retratar o poder da conexão, seria usar as histórias de pessoas reais que tiveram suas vidas melhoradas pela conexão 3G Vivo para lançar os novos Planos Vivo Internet Brasil. Em maio de 2010, foi lançada uma campanha, composta por filmes de 60” e 30”, na Rede Globo e demais emissoras, mídia impressa nas principais revistas, ações de internet nos principais portais e um hot site, com mais detalhes da vida dos personagens da campanha.


OS RESULTADOS: A campanha gerou um crescimento comprovado de 28% no segundo e no terceiro trimestres de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. Acima de tudo, essa experiência, trouxe à Vivo a convicção de que poderia crescer a sua base de clientes de forma sustentável. Em junho de 2010, o projeto ganhou corpo e a Vivo decidiu levar a sua conexão 3G de 600 cidades para mais de 2.800 cidades até o fim de 2011. Para isso, foram escolhidas cidades de 800 a 150 mil habitantes que serão beneficiadas no próximo ano.




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