vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

AACD – AACD 60 Anos






CASE AACD 60 ANOS:


OBJETIVO - Em 2010 a AACD, completou 60 anos de uma história permeada por desafios, superação, esperança e comprometimento. E com a colaboração de pessoas e empresas que acreditam na seriedade do trabalho realizado pela instituição, foi criada uma campanha para celebrar a data especial e aumentar a exposição da marca AACD, sob o conceito "Você faz parte desta história". O início dessa fase comemorativa foi marcado pela alteração da logomarca da instituição, que passou a ser "AACD 60 anos".


PLANO A partir da mudança da logomarca, foram feitas ações integradas desenvolvidas, com o apoio de diversos parceiros e apoiadores da instituição. Entre as mais importantes: Um dos pacientes da entidade, Dimitri, foi escolhido para ser o garoto propaganda da campanha. Foram distribuídos cofrinhos da Corrente do Bem nas escolas e nos estabelecimentos comerciais, com um novo layout, baseado nos desenhos das crianças do setor de Arte-Reabilitação.


EXECUÇÃO A instituição ganhou um novo site, e as unidades foram ambientadas para promover o envolvimento de pacientes e colaboradores. O jornal AACD Hoje, distribuído para 35 mil pessoas, entre mantenedores, parceiros e imprensa foi reformulado. O evento de comemoração ao aniversário da entidade foi realizado na Sala São Paulo, com a presença de 862 pessoas, entre pacientes da AACD, empresários e executivos de empresas que apoiam o trabalho da instituição, além de autoridades públicas, como o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab. A festa contou com a apresentação da Orquestra Bachiana, regida pelo Maestro João Carlos Martins, do tenor Jean Willian e dos cantores Simone e Daniel. Para dar unicidade à marca da AACD, o Teleton também utilizou Dimitri como garoto-propaganda da sua campanha. Já o tema Super-Heróis foi escolhido devido ao sucesso da matéria especial da revista Veja São Paulo, veiculada em agosto de 2010. Na campanha de mídia impressa, o conceito foi adaptado para "Faça parte desta história". Já o logo Teleton foi modificado para reforçar o aniversário da instituição. A marca Teleton AACD 60 anos foi exposta em diversos sites durante a campanha do evento. Além disso, 10 mil postais foram espalhados em 60 estabelecimentos de São Paulo e 35 painéis foram instalados nos terminais rodoviários da cidade.


RESULTADOS Segundo estudo realizado pela Superbrands, a AACD fortaleceu a sua marca, passando do índice de desempenho de 57,86 pontos em 2007 para 61,60 em 2010. No período de maio de 2010 a janeiro de 2011, houve um aumento de mais de 100% no número de seguidores no twitter da AACD. O Teleton superou todas as expectativas e bateu o recorde de arrecadação, com R$ 23, 9 milhões. Já o número de entrega dos bonecos Tonzinho e Nina, mascotes da maratona televisiva, teve crescimento de 59,7% em relação a 2009. A AACD teve um crescimento em torno de 29% no número de mantenedores pagantes entre 2009 e 2010 e 39% de aumento no número de novos mantenedores. A instituição atendeu 649 solicitações de imprensa, produziu 82 materiais e teve um total de 1.502 divulgações no ano. O evento foi um sucesso de divulgação espontânea e contou com a presença de 20 veículos de comunicação.



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