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Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

AkzoNobel – Tudo de cor para você – a missão da Akzonobel colocada em prática






CASE AKZONOBEL: TUDO DE COR PARA VOCÊ A MISSÃO DA AKZONOBEL COLOCADA EM PRÁTICA

OBJETIVO A Akzo Nobel é a maior companhia global de tintas e revestimentos e uma das líderes dos índices de Sustentabilidade do Dow Jones. A empresa acredita que o avanço real pertence àqueles que não apenas pensam com coragem, mas também têm a coragem de realizar a ideia, com integridade e responsabilidade. Uma de suas marcas é a Coral, forte na área de Tintas Decorativas. Enquanto nos Estados Unidos, na Europa e em muitos outros mercados maduros o consumo per capita de tinta é de 20 litros por ano, no Brasil não chega a 5. Uma série de inovações vem procurando, ao longo do tempo, inspirar e tocar as pessoas em um elemento fundamental atrelado ao uso da cor: a emoção. A AkzoNobel e a Coral acreditando no elemento decorativo, percebeu que a cor é um elemento emocional, capaz de transformar não só um ambiente, mas a vida das pessoas. Este conceito vem permeando o posicionamento das ações da empresa em todos os países em que está presente. No Brasil, a missão da marca Coral é promover transformações na vida das pessoas, levando a elas um elemento de enorme simplicidade, porém incrivelmente poderoso: a cor.


PLANO Buscando uma maneira de materializar esta missão, a AkzoNobel criou um projeto que pudesse cumprir esse papel fundamental inserindo cor na vida das pessoas e ao mesmo tempo ajudar a empresa a atingir alguns objetivos estratégicos. Ampliar o uso da cor no mercado brasileiro como um todo era um deles. Além disso, a AkzoNobel queria mostrar ao mercado brasileiro suas crenças mundiais, posicionando-se como uma empresa sustentável diante de seus funcionários e da sociedade. A empresa queria plantar uma semente que pudesse render frutos ao longo do tempo e transformar de verdade a vida das pessoas. Assim nasceu o projeto socioambiental "Tudo de Cor para você". Através dele, a marca Coral promoveu a pintura e a revitalização de lugares que necessitavam de cuidados em diferentes cidades brasileiras.


EXECUÇÃO Foram escolhidas várias comunidades para a revitalização, e a Coral investiu em treinamento e formação de pintores futuros embaixadores do projeto em suas comunidades. No projeto só foram utilizadas as tintas de menor impacto no meio ambiente, diluídas em água, como uma maneira de promover seu uso. O projeto foi moldado com etapas bem definidas, replicáveis em qualquer ambiente e em quaisquer circunstâncias. Depois de selecionado o local representativo na vida das pessoas de uma cidade, abria-se o diálogo com autoridades locais e associações de moradores. A Coral realizou profundos estudos para justificar as cores que pintaram cada ambiente. A transformação dos locais era realizada com pintores formados pelos cursos da empresa, funcionários da AkzoNobel e membros das comunidades. Cada transformação foi entregue às comunidades com uma grande festa. O projeto começou em São Paulo, no bairro do Bixiga. Pintores, moradores e 150 funcionários da AkzoNobel, todos com rolos e pincéis nas mãos, utilizaram 2 mil litros de tinta para pintar 20 casas do bairro. Depois veio o Pelourinho (Salvador), Olinda (Pernambuco), Porto Alegre (RGS), Ouro Preto (Minas Gerais), Porto Seguro (BA), a comunidade Santa Marta (RJ), Santo Antônio da Patrulha (RGS). Inúmeras edificações foram recuperadas cerca de 15 -, como a Fundição Progresso (RJ), o Museu do Rio Cuiabá, a Santa Casa de Misericórdia (SP), a Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária ( Itu, SP). A área de marketing investiu fortemente em assessoria de imprensa e registrou os bastidores de cada ação em parceria com o programa Avesso, gerando vídeos que foram distribuídos nas redes sociais - técnica chamada de "brand back stage", que alcançou mais de R$ 7 milhões em equivalência publicitária. A AkzoNobel lançou uma campanha publicitária com o registro dos trabalhos, veiculados em TV aberta e fechada, no hotsite do projeto www.tudodecorparavoce.com.br e nas redes sociais.


RESULTADOS O formato do projeto Tudo de Cor Para Você provou-se poderoso: unindo moradores, voluntários e funcionários em uma grande onda de pintura e conservação de sua própria comunidade, criando um ciclo sustentável que resultou no aumento da autoestima e na qualidade de vida local. Despertando o senso de conservação nas localidades por onde passou, capacitando pintores e dando exemplo para outras vizinhanças também cuidarem de seus espaços. O formato combate a degradação de áreas, promovendo alegria e descontração para a cidadania a todos os membros das comunidades. Tudo de Cor para Você tornou-se o principal projeto socioambiental da AkzoNobel e não tem data para terminar. Mais de 25 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 50 mil metros quadrados de paisagens de comunidades em diferentes regiões do país. Treinou 165 pintores, envolveu 730 funcionários e voluntários, pintou 2,1 mil casas, com 80 mil litros de tinta. O projeto teve sucesso em três de seus principais objetivos: aumento de vendas a partir da promoção do uso da cor, o envolvimento dos funcionários da empresa e o trabalho de sustentabilidade. Entre 2008 e 2010, a Coral ampliou seu market share de 20,9% para 24,8%. No segmento de decoração, o share subiu de 21% para 24,1%. Mais de 60% dos funcionários da Coral participaram do projeto até hoje, espontaneamente. O projeto preserva e embeleza, promovendo a abertura de diálogo e a integração na comunidade, estimulando a evolução profissional dos pintores a partir do treinamento e melhora a qualidade de vida geral das pessoas.



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