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Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

Associação ESPM – As consultorias voluntárias de marketing para ONGs





CASE ESPM: AS CONSULTORIAS VOLUNTÁRIAS DE MARKETING PARA ONGS


OBJETIVO – De acordo com os preceitos básicos da lógica empresarial, para que uma organização funcione bem e atinja seus objetivos é necessário que ela tenha um plano estratégico consolidado, saiba exatamente quais são seus objetivos, seus valores, que conceitos fundamentais a sustentam, consiga entender com o máximo de riqueza e detalhe possível o complexo jogo político, social e econômico no campo de ação em que ela está situada. Em geral, as ONGs são formadas por pessoas com muito amor a uma causa, cheias de energia e boa vontade para trabalhar e atuar, mas sem muito conhecimento da importância de um planejamento estratégico para que possa otimizar os resultados que pretendem alcançar. Foi constatando esse aspecto do terceiro setor e levando em conta a sua expertise, que em 1990, a ESPM Social iniciou suas atividades de consultoria. Desde então, desenvolveu um know how ímpar, acumulando uma experiência de assessorar mais de 80 ONGs e envolvendo cerca de 550 voluntários especializados (alunos de seus cursos de graduação) e alguns professores orientadores.


PLANO – Seguindo o conceito, de que uma ONG é uma organização que tem como proposta e fim, a introdução de novas práticas e ideias junto a sociedade, que busca alterar o panorama de uma sociedade por meio de sua ação, seja ela voltado ao social, ao ambiental ou a qualquer parâmetro que contribua para a construção de uma nova realidade, visando principalmente a inclusão social (qualquer que seja este parâmetro: econômico, social, saúde, cultura etc.) que a ESPM Social adota a seu modelo de planejamento estratégico. O projeto colocado em prática pela ESPM Social tem como fim contribuir para que os stakeholders alterem seus comportamentos e práticas. São alvos da consultoria os funcionários, para que possam identificar oportunidades de melhoria na gestão da organização, tanto financeiramente, na captação de recursos, quanto na gestão de pessoas; os voluntários, para que possam contribuir com aquilo que tem de melhor, aumentando seu índice de satisfação e, por conseguinte, de envolvimento; as famílias dos beneficiários, contribuindo para que possam alterar seu comportamento no trato com o indivíduo, permitindo ganhos específicos junto à coletividade; a sociedade, para que tenha um comprometimento e envolvimento efetivo frente ao cenário apresentado pela ONG.


EXECUÇÃO – Os objetivos das consultorias de Marketing e Comunicação para ONGs realizadas pela ESPM SOCIAL podem ser traçados de acordo com dois referenciais complementares (por ser a ESPM uma instituição educacional). a) Objetivos para as ONGs: o resultado final a ser alcançado é um plano de ação baseado na elaboração de um diagnóstico fundamentado numa análise macro e microambiental da organização. Este plano de ação visa indicar quais os aspectos a serem modificados na estrutura organizacional da ONG para otimizar a sua ação, melhorando o impacto socioambiental de suas ações. b) Objetivos pedagógicos: um outro grande ganho que se tem com este trabalho é a formação de futuros gestores de empresas com uma mentalidade mais consolidada nas questões da ética empresarial, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Neste sentido, o público a ser atingido por este projeto de Consultoria de Marketing e Comunicação para ONGs é tanto as organizações (e seus beneficiários), quanto os próprios alunos da ESPM.


RESULTADOS – Através de seus projetos de consultoria, a ESPM Social assume seu papel também de protagonista social, na medida que incentiva e possibilita que um número maior de organizações atuem com eficiência e longevidade. De um lado tem os protagonistas sociais que lideram o trabalho dentro das organizações, e do outro, jovens que, voluntariamente, se debruçam para a construção de um projeto de marketing e comunicação voltado a possibilitar que as atividades das ONGs atinjam um número cada vez maior de pessoas. Estes jovens serão, no futuro, lideres de grandes empresas e até de estados e do país. Com o aprendizado, com a convivência com o diferente, com a alegria de poder colocar todo o seu potencial intelectual e físico para que os menos privilegiados possam alcançar melhor qualidade de vida, é possível olhar com mais esperança para o futuro. ONGs atendidas no primeiro semestre de 2011 pela ESPM Social: Cervi, Assoc. Associação Beneficente de Capelania Evangélica Hospitalar, Associação Vida Jovem, Associação Semear, Save Brasil, Associação Viver Bem, Fundação ACL, Associação Cultural Dynamite, Instituto de Assistência a Menores de Rio Verde.
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