vencedores - 2011

Publicado: sábado, 29 de janeiro de 2011

Associação Viva e Deixe Viver – Fóruns de Humanização da Saúde em Ação






CASE ASSOCIAÇÃO VIVA E DEIXE VIVER: FÓRUNS DE HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE EM AÇÃO



OBJETIVO – A Associação Viva e Deixe Viver é uma OSCIP e tem como missão fomentar a Educação e a Cultura na Saúde, através da leitura e do brincar, visando transformar a internação hospitalar de crianças e adolescentes em um momento mais alegre, agradável e terapêutico, contribuindo positivamente para o bem estar de seus familiares e equipe multidisciplinar. Tendo em vista a importância da humanização no cenário da saúde brasileira frente à transformação dos modelos assistenciais e de gestão, a Associação Viva e Deixe Viver percebeu a necessidade de realizar diversos encontros em todo o Brasil, com os profissionais da área de saúde para discutir ideias e soluções, além de possibilitar uma reflexão aprofundada de humanização e suas interfaces frente à transformação dos modelos assistenciais e de gestão. Através das parcerias entre os hospitais que cederam seus espaços, a Associação Viva e Deixe Viver realizou os Fóruns de Humanização da Saúde, reunindo agentes de transformação para a discussão, aprimoramento e disseminação da humanização. A intenção dos Fóruns de Humanização é levantar dados e estimular a troca de experiências sobre a humanização no setor de saúde e refletir o que vem sendo discutido e aplicado nas diversas regiões do país.



PLANO – Incentivar a prática da política pública da humanização do setor hospitalar e reforçar a causa do Viva. Com a exposição na mídia através das ações realizadas, a Associação ganhou uma importante visibilidade, tornando-se um ponto de referência no trabalho sócio-cultural que realiza com os voluntários contadores de histórias. Para a realização do evento, a entidade conquistou a parceria da empresa Pfizer. E também contou com o apoio do Ministério da Saúde e do HumanizaSUS e com o canal Futura e Conexão Médica que atuaram como apoio de divulgação.



EXECUÇÃO – Com o intuito de promover os Fóruns de Humanização, foi criado um comercial para TV de 30” que contou com o apoio da GTEC, empresa que atua na produção de comerciais, vídeos empresariais, comunicação digital e programas para televisão. O comercial contou com a participação voluntária da atriz Eva Wilma, uma importante apoiadora da causa da entidade. Foram criados anúncios de revistas e jornais, e-mail marketing, releases, hot site do evento no portal Viva Humanização, uma iniciativa da Associação Viva e Deixe Viver. O portal Viva Humanização tem como missão se tornar uma referência na promoção da política pública HumanizaSUS e informar sobre as iniciativas promovidas pela Associação Viva e Deixe Viver: os Fóruns de Humanização, o programa Humanização em Saúde e o Congresso de Humanização da Saúde. Diversas notas foram divulgadas sobre os Fóruns de Humanização em várias revistas e jornais como Diário do Nordeste, A Tarde – Salvador, Tribuna da Bahia, Jornal da Manhã – Marília/SP, A Estância de Guarujá e Gazeta de Ribeirão Preto. O comercial de 30” foi veiculado nas principais emissoras de TV como: Globo, Band, Gazeta, Cultura, MTV e Record além disso, Os Fóruns de Humanização contou com a cobertura total do canal TV Futura. A Associação Viva e Deixe Viver produziu todas as peças de divulgação com linguagem clara e de formato acessível ao público a que se destina. Foram distribuídos cartazes para os hospitais parceiros do Viva, como forma de incentivar a participação dos profissionais da saúde e voluntários contadores de histórias aos Fóruns.



RESULTADOS – Os Fóruns de Humanização da Saúde, realizados entre os meses de abril a dezembro de 2010, reuniram mais de 2200 participantes, sendo que 568 pessoas responderam ao questionário sobre a humanização e colaboraram para a formação do conteúdo do 7º Congresso Brasileiro de Humanização da Saúde em Ação, a ser realizado em 2011, através das palestras, oficinas e diálogos apreciativos. As matérias e notas sobre os Fóruns tiveram repercussão em todo o Brasil, dando credibilidade para a Associação sobre as iniciativas tomadas para melhorar a humanização hospitalar e também aumentaram a visibilidade e o conhecimento sobre o 7º Congresso Brasileiro de Humanização da Saúde em Ação. Os participantes puderam participar do grupo de discussão com profissionais, estudantes e gestores da saúde pelo método Diálogos Apreciativos. O método permitiu os participantes pudessem trocar experiências sobre a humanização hospitalar e compartilhar com o público. Com isso, levantaram soluções e propostas de mudanças que pudessem promover a Política Pública de Humanização. Os impactos gerados dos Fóruns foram positivos e devem beneficiar não somente os profissionais e estudantes da área da saúde, mas também os pacientes e seus familiares. O questionário aplicado nos Fóruns foi transformado em pesquisa, desenvolvido pela Ideafix Estudos Institucionais. Segundo resultado, os profissionais e estudantes da área da saúde estão bastante conscientes quanto a importância de ter humildade e honestidade no exercício da saúde. Além disso, consideram que saber ouvir é uma das etapas da humanização, colocando a comunicação em primeiro lugar, quando se trata dos atributos imprescindíveis para um líder.


flickr

galeria de fotos ver todas >

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
by