vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

Bradesco Capitalização – Ação social da Bradesco Capitalização apoia humanização no tratamento do câncer no IBCC






CASE BRADESCO CAPITALIZAÇÃO AÇÃO SOCIAL DA BRADESCO CAPITALIZAÇÃO APOIA HUMANIZAÇÃO NO TRATAMENTO DO CÂNCER NO IBCC


OBJETIVO Através do apoio a uma ação social na área da saúde, o objetivo da Bradesco Capitalização é colaborar intensamente com programas destinados a oferecer diagnóstico precoce, tratamento e controle para pessoas com câncer. Para a realização de programas dessa natureza, a Bradesco Capitalização se tornou parceira do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - IBCC apoiando a ação social dessa instituição. O IBCC é uma entidade Camiliana que compreende o hospital e o Centro de Estudos.
O objetivo secundário da Bradesco Capitalização, através do apoio à ação do IBCC, é o de chamar a atenção do público para os problemas sociais essenciais que afetam a sociedade na área da saúde. Ao mesmo tempo, a empresa reafirma sua vocação e determinação pelas práticas de sustentabilidade como única forma de garantir, através de sua ação efetiva e constante, a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.



PLANO A atuação da Bradesco Capitalização em apoio à ação social desenvolvida pelo IBCC, focou no segmento saúde, definindo-se como patrocinadora tendo a responsabilidade de, dentro dos limites firmados pela parceria, prover a instituição médica repasses de recursos financeiros. Esse repasse se dá de conformidade com o resultado oferecido com a venda de títulos de capitalização específicos com foco em apoio ao tratamento do câncer. Por meio da aquisição do título de capitalização, as pessoas têm conhecimento de que estão contribuindo diretamente para esse projeto social direcionado à saúde. Já a responsabilidade do IBCC é aplicar os recursos financeiros recebidos, numa gestão que possibilite o hospital condições de atendimento e de prática de procedimentos, suporte tecnológico e instalações que garantam um nível cada vez mais elevado de desempenho e qualidade. A ação social apoiada pela Bradesco Capitalização não foi uma escolha aleatória. Ela se fundamenta principalmente na filosofia de trabalho do IBCC que desde sua fundação, em 1968, tem como prioridade a humanização no tratamento do paciente com câncer.


EXECUÇÃO A comercialização dos títulos de Capitalização "Pé Quente Bradesco O Câncer de Mama no Alvo da Moda", dos quais, parte da receita da venda é repassada ao IBCC, ocorre unicamente nas Agências Bradesco, pelo Fone Fácil Bradesco e no site da Bradesco Capitalização. A sistemática comercial de ofertar os produtos nas oportunidades de relacionamento com os clientes se mostrou acertada e tornou dispensável a utilização maciça de investimento em comunicação de mídia. A estratégia implantada de relacionamento com o mercado tem sido divulgar o título de capitalização específico do IBCC através de recursos de comunicação internos, nas Agências Bradesco, como: cartazes, folhetos, banners, etc. Graças a essa estratégia, hoje a marca institucional da Bradesco Capitalização se consolidou ofertando uma linha de 31 diferentes títulos, ganhando consistência no mercado e na mente dos consumidores. Uma das formas que a Bradesco Capitalização encontrou para ofertar seus produtos com eficácia às pessoas tem sido a de promover cursos de treinamento interno - Treinet -já aplicados a 80% dos funcionários das Agências Bradesco. O IBCC tem suas atividades centralizadas na cidade de São Paulo, e a maioria do público atendido é proveniente da Região Metropolitana de São Paulo e cidades do Estado. No entanto, o atendimento do hospital não é restritivo, pois abriga pacientes vindos de todas as regiões brasileiras.


RESULTADOS A aplicação de um rigoroso programa de obras garantiu a ampliação do hospital que resultou na modernização e instalação de novos equipamentos. Na área de procedimentos e atendimento médico ao público, em 2010, foram registrados os seguintes resultados: 76.166 consultas, 4.516 cirurgias e 3.785 internações. Entre os exames-diagnósticos, destacam-se, no mesmo ano: 12.447 mamografias, 19.273 ultrassonografias e 8.165 tomografias computadorizadas. Foram realizadas também: 17.450 aplicações de quimioterapia e 40.359 sessões de radioterapia. Do total de atendimentos feitos pelo IBCC no período, 60% foram referentes aos cânceres femininos: mama, ginecologia e cirurgia plástica reparadora. Em 2010, o atendimento de pacientes pelo sistema público atingiu 67% de todos os atendimentos realizados pelo IBCC. O hospital investiu R$ 650 mil para instalar o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagem (PACS Picture Archive and Communication System) que permite aos profissionais de saúde ter acesso aos exames radiográficos de qualquer setor, seja nos consultórios, postos de enfermagem, Centro Cirúrgico ou UTI. O IBCC realiza cerca de 55 mil exames de imagem anualmente. Com o novo sistema, o hospital reduziu, em mais de 90%, a revelação de filmes radiográficos, o que terá impacto direto no meio ambiente, por eliminar quase totalmente o uso de produtos químicos utilizados na revelação dos filmes radiológicos. O IBCC inaugurou o seu novo Centro Cirúrgico instalado em uma área de 1.311 m², com 10 salas de 40 m² cada uma. O local também conta com 10 leitos para recuperação anestésica e com um arco cirúrgico e laboratório de Anatomia Patológica para biópsia de congelação. A Central de Material Esterilizado (CME) do IBCC, garante que não haja risco de qualquer tipo de contaminação durante as cirurgias. Para isso, dispõe de equipamentos e estações de trabalho especialmente desenhadas para a montagem e o preparo dos instrumentais cirúrgicos. A CME possui também termodesinfectora, lavadora ultrassônica, secadora de traqueia e autoclaves. O IBCC também adquiriu o equipamento o Sistema de Diagnóstico PET-CT, que revela as alterações do metabolismo celular e permite a detecção precoce do câncer, com o rastreamento de lesões tumorais mínimas, facilitando o planejamento do tratamento e reduzindo o número de procedimentos invasivos.



flickr

galeria de fotos ver todas >

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
by