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Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

Coliseu Eventos – FICA Festival de inverno da Cantareira





CASE COLISEU EVENTOS: FICA FESTIVAL DE INVERNO DA CANTAREIRA


OBJETIVO O Festival FICA FESTIVAL DE INVERNO DA CANTAREIRA foi criado em 2009, pela empresa Cantareira Mkt, atualmente denominada Coliseu Eventos, com a missão de trazer informações/desafios na preservação da região da Cantareira e manter intacta a importância desta região na sociedade. A Cantareira é a maior floresta urbana do mundo. Em 1994, a UNESCO concedeu o título Cantareira Reserva da Biosfera Mundial, título concebido somente a 5 regiões do mundo.


PLANO Além da necessidade de se criar uma campanha de sustentabilidade para a região, detectou-se outro problema: era necessário informar tanto os moradores da região como a população das cidades que rodeiam a Cantareira sobre o que existe na região, suas riquezas, os títulos que possui, o que ela representa para a cidade de São Paulo e entorno, porque existia um desconhecimento geral sobre a região. Concluiu-se que montar uma estratégia de comunicação interna e externa dentro de uma grande embalagem, um evento anual, com diversas ações e conteúdo exclusivo, seria a forma ideal de alcançar os objetivos.


EXECUÇÃO O nome FICA FESTIVAL DE INVERNO DA CANTAREIRA, nasceu a partir do jargão FICAR NA CANTAREIRA ou FIQUE COM A CANTAREIRA, assim, FICA NA CANTAREIRA. A escolha do inverno se deu pelas características únicas que a Serra apresenta nesta época do ano. Foi montada uma programação de eventos divididos em: Fica na Cultura; Fica no Esporte ; Fica na Educação; Fica na Natureza; Fica na Gastronomia; visando que o festival irá trazer turista e despertar os moradores locais, foi montada um plano envolvendo todos os locais da região no qual cada local participa da seguinte maneira: ajuda de pequeno valor para custear mídia do festival; montar programação diferenciada e atrativa durante o festival em seu local. Foi montada uma grande campanha de comunicação voltada ao público interno (CIDADÃO ANFITRIÃO) e externo da região (com rádio, imprensa, flyers mapa, site, careteirinha de sócio, etc.). Além do evento foram criadas outras ações complementares como: o Escolas na Floresta dirigido aos colégios da região (peças teatrais, passeios na Cantareira, exposições ecológicas), Sócio da Cantareira (criação de mailing de simpatizantes da causa com envio de malas diretas e benefícios nos comércios para que esse público freqüentasse mais a região), sensibilização de órgãos públicos e autoridades sobre a Cantareira, dentre outras.


RESULTADOS O público hospedeiro percebeu a Campanha PROL CANTAREIRA. A percepção externa obteve publicação de mais de R$ 3.000.000,00. A percepção das autoridades e governo também foi alcançada, pois o FICA entrou oficialmente para a agenda de eventos oficiais do Estado de SP.. Atualmente mais de 200 locais participam ativamente da campanha de marketing prol Cantareira com ações ecológicas e com atividades simultâneas propostas. Em 2009, foram mais de 1600 atividades/ ações/ eventos em 145 locais, divididos em 33 dias de festival, atraindo 1.200.000 pessoas e trazendo diretamente mais de 18 milhões de reais para a economia local; Em 2010, foram mais de 200 locais participantes (incluindo SESC Santana, parques, bares, restaurantes, pesqueiros, hotéis) totalizando mais de 2000 atividades e uma enorme injeção financeira à região, foram feitas mais de 30 mil carteirinhas de sócios da Cantareira, diretamente via o site do FICA. Nos dois anos, mais de 80 escolas participaram ativamente com milhares de alunos do projeto Escola da Floresta, levando educação ambiental à nova geração de hospedeiros e formas de conservação.



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