vencedores - 2016

Publicado: quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Friboi – Confiança do Início ao Fim


Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

Na JBS, para garantir a origem responsável da matéria-prima, 100% dos fornecedores são selecionados com base em critérios socioambientais. A companhia não adquire animais de fazendas envolvidas com desmatamento de florestas nativas, invasões de terras indígenas ou de conservação ambiental e que estejam embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Também veta fornecedores envolvidos com violência no campo e conflitos agrários, ou que façam uso de trabalho escravo ou infantil. Para verificar a condição de cada um de nossos fornecedores, a empresa desenvolveu um sistema de monitoramento socioambiental da compra de gado que utiliza imagens de satélite, dados georreferenciados das fazendas e informação de órgãos públicos oficiais, como o IBAMA, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Ministério do Trabalho, para análise diária dos seus mais de 70 mil fornecedores no Brasil. Os compromissos da JBS com a compra responsável de matéria-prima e o sistema de monitoramento socioambiental de fornecedores de gado são anualmente auditados de forma independente, e os resultados dessa auditoria são publicados no website da empresa, garantindo a total transparência das ações da companhia.


Problema/Desafio/Oportunidade


Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) intensificou a fiscalização na cadeia de produção da carne e passou a exigir que os supermercados comprovem a origem responsável e a procedência conhecida da carne que comercializam, incorrendo até em multas caso a carne que vendam tenha origem ilegal. Mas, ainda assim, isso não tem garantido ao consumidor a segurança e transparência da origem da carne. Além disso, ONGs ambientalistas como o Greenpeace lançaram, no fim de 2015, a campanha “Carne ao Molho Madeira” para alertar os consumidores de que a carne bovina que consomem pode estar envolvida com desmatamento, trabalho escravo e violência no campo. Foram realizadas pela ONG ações midiáticas em pontos de venda das principais redes de supermercados e campanhas nas redes sociais, com objetivo de instigar cada vez mais o consumidor a se preocupar com a origem responsável e a procedência conhecida da carne que consomem.


Plano


Para atender a esse novo contexto de mercado, era preciso conscientizar a população e criar uma demanda que priorizasse carne com origem responsável e procedência conhecida. Em um dos lados, era necessário tornar o consumidor mais atento à procedência da carne que consome, informando e abrindo um diálogo transparente sobre como ela é produzida e de onde vem sua matéria-prima. Do outro lado, era fundamental engajar ainda mais nossos fornecedores de gado para que atendessem aos critérios socioambientais da JBS, garantindo uma cadeia de produção responsável de ponta a ponta.


Execução/Ativação


“Confiança do Início ao Fim” é o nome da campanha da marca Friboi, da JBS, que garante uma cadeia de produção responsável de ponta a ponta e a procedência conhecida da matéria-prima, envolvendo clientes, produtores e consumidores. Para o primeiro grupo, dos supermercadistas e açougues, a campanha da Friboi promoveu treinamentos e apresentações para informar e conscientizar sobre a importância de exigir carne confiável e sobre os riscos, inclusive legais, de comercializar carne que não comprove sua origem responsável e procedência conhecida. Para melhorar a condição socioambiental dos fornecedores, a JBS criou o programa “Fornecedor Legal”, que, através de uma rede de consultorias ambientais especializadas, dá apoio aos fornecedores de gado da companhia na regularização ambiental de suas fazendas. Para o consumidor final, foram veiculados quatro filmes em que o ator Tony Ramos explicava ao consumidor a importância de uma carne confiável e apresentava o rigoroso processo de produção da carne Friboi e suas etapas, do campo à mesa. Além disso, todas as peças de carne Friboi trazem, em sua embalagem, um QR Code que possibilita ao consumidor, através de leitura por um aparelho celular, saber a origem do produto, inclusive o nome e a localização das fazendas fornecedoras de gado daquele lote de produção. Ao permitir a rastreabilidade completa do produto, ações como essa ajudam a responder às perguntas do consumidor sobre de onde vem o que ele está comendo, ou seja, a JBS e a Friboi abrem suas portas para mostrar a origem da carne que produzem. O consumidor pode também entrar no site da Friboi e fazer um tour virtual pelo frigorífico, desde o curral, passando pela desossa da carne e terminando na expedição dos produtos para os supermercados. Assim, o consumidor pode entender todo o processo de como os produtos são feitos.


Resultados


O grau de assertividade do Sistema de Monitoramento de fornecedores da JBS em 2015, comprovado por auditoria independente, atingiu 99,97%. É um patamar alto, que garante a origem responsável dos produtos e a procedência conhecida da matéria-prima aos consumidores e clientes da JBS. A JBS foi reconhecida pelo CDP – Driving Economies Sustainable, entidade não governamental internacional que apoia o desenvolvimento de economias sustentáveis e presta informações, como a companhia do setor de alimentos (dentre as 152 analisadas no mundo inteiro) que mais avançou no último ano nas ações para evitar o desmatamento em sua cadeia de fornecimento. A informação consta no relatório "Cadeias de fornecimento sem desmatamento: do compromisso até ação”, elaborado pelo CDP com dados corporativos sobre mudanças climáticas, água e florestas, para 240 investidores globais que representam US$ 15 trilhões em ativos. A campanha da Friboi para o consumidor final também trouxe resultados importantes para ajudar no combate a carnes clandestinas. A pesquisa realizada pelo Instituto Ibope mostrou que "Origem da Carne" cresceu como um dos aspectos importantes na escolha, sendo citado por 26% das pessoas. Trabalhando todas as pontas do universo da carne, dos fornecedores de matéria-prima ao consumidor final, a Friboi vem garantindo que a produção de carne bovina tenha um impacto cada vez menos danoso ao meio ambiente, que os supermercadistas não corram riscos de multas e que as pessoas possam consumir carne bovina com garantia de origem, procedência conhecida e segurança alimentar. Mais do que nunca, carne confiável tem nome.

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