vencedores - 2016

Publicado: quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Friboi – Friboi e Chefs Especiais


Histórico/Antecedentes/Circunstância

A gastronomia é capaz de transformar a vida das pessoas. A partir dessa ideia surgiu o Instituto Chefs Especiais, em 2006, com o objetivo de promover inclusão social e aumentar a qualidade de vida de pessoas com síndrome de Down. Desde então, o projeto, conduzido por Simone Berti, já realizou diversas aulas, oficinas e atividades gratuitas, que desenvolvem autonomia, coordenação motora e a confiança desses cozinheiros. O projeto, porém, vivia apenas de doações de voluntários, o que restringia sua estrutura e funcionamento.


Problema/Desafio/Oportunidade


O Instituto Chefs Especiais precisava de alguém que acreditasse em seu projeto e contribuísse para realizar seu desejo de ter uma sede própria, com o objetivo de elevar o número de atendimentos e aulas oferecidas. Nessa mesma época, essa história inspiradora chegou à Friboi. A marca, reconhecida nacionalmente como número 1 em carnes, entendeu que poderia contribuir para essa importante causa. Não apenas com aporte financeiro, mas também com o prestígio que já tinha junto aos brasileiros, podendo assim amplificar o alcance do Instituto Chefs Especiais e mostrar que a culinária pode servir de meio para os jovens com síndrome de Down demonstrarem que são capazes de desempenhar todo tipo de tarefa – especialmente cozinhar belas receitas.


Plano


Para desenvolver a nova sede e colaborar para o funcionamento do Instituto, foi necessário o aporte da Friboi, abastecendo os chefs com ingredientes e custeando a manutenção da estrutura e os funcionários, por exemplo. Já para conscientizar o público sobre a importância do projeto e seu valor social para os participantes, era preciso aproximar as pessoas da realidade dos Chefs Especiais. Dessa maneira, a Friboi aproveitou sua visibilidade e seus recursos de marca para produzir uma série de experiências, atividades e conteúdos que antes não seriam possíveis.


Execução/Ativação


Para comunicação, a Friboi lançou filmes comemorativos em datas especiais. No Dia das Mães, os Chefs Especiais fizeram uma surpresa e parabenizaram suas mães com um almoço. No Natal, uma ceia feita pelos chefs para um lar de idosos, para quem a data costumava ser só um dia como qualquer outro. O Ano-Novo foi comemorado em um jantar com Tony Ramos, dando os votos de boas-festas da Friboi. Também foi lançada a série “Histórias Especiais”, apresentando mais sobre a vida e os relatos dos chefs. Além disso, os chefs foram levados para mostrar suas habilidades culinárias em restaurantes renomados e até no Hell’s Kitchen do SBT, apresentado pelo chef Carlos Bertolazzi. Em um episódio do programa, cada equipe contou com um chef especial para auxiliá-la. A marca criou ainda eventos para celebrar os 10 anos do Instituto Chefs Especiais, como um evento especial “Jantar Secreto”, cujo menu será revelado somente na hora. A experiência gastronômica proporcionada pelos chefs arrecada fundos para o Instituto e os jantares beneficentes estão sendo grande sucesso.


Resultados


Os filmes de Chefs Especiais, em conjunto com a Friboi, impactaram (e comoveram) mais de 23 milhões de pessoas. O Instituto também ganhou notoriedade, sendo apresentado na televisão durante renomados programas: “Encontro com Fátima Bernardes”, “Mais Você” e “Jornal da Cultura”. Em relação ao funcionamento, as oficinas com profissionais da culinária que aconteciam quinzenalmente, passaram a ocorrer 3 vezes por semana, e com participações especiais: Claude Troisgros, Olivier Anquier, Carlos Bertolazzi e Ana Maria Braga foram alguns dos convidados. Cerca de 1.500 atendimentos foram realizados em 2015, o maior número desde a fundação do Instituto em 2006, e foram abertos novos cursos, além do principal de Culinária, como Fotografia e Massagem. A visibilidade dos Chefs Especiais aumentou e o Instituto também, e todos ganharam com a parceria entre a Friboi e o Instituto Chefs Especiais. A Friboi, gratidão. O Instituto, apoio. E os Chefs Especiais, autonomia e confiança.

flickr

galeria de fotos ver todas >

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
by