vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

Fundação Alphaville – CES Alphaville: Educação para a sustentabilidade integral






CASE FUNDAÇÃO ALPHAVILLE: CES ALPHAVILLE: EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE INTEGRAL


OBJETIVO O Centro de Educação para Sustentabilidade Alphaville (CES), complexo gerido pela Fundação Alphaville, nasceu em outubro de 2008 com o propósito de disseminar técnicas e práticas que trouxessem benefícios à sociedade. Com o início de suas operações, em 2009, foi direcionado a crianças e adolescentes em idade escolar da rede de ensino público, além de comunidades de baixa renda na região de Santana de Parnaíba. Em 2010, o foco foi ampliado para a sustentabilidade integral, segundo a qual o ser humano é quem deve estar em contínuo processo de aprendizagem, proporcionando mudanças de hábitos, nova visão de mundo e expansão da consciência.


PLANO O CES planejou suas ações tendo como pilares os quatro eixos da sustentabilidade: ambiental, social, econômico e visão de mundo. A pedagogia foi estruturada com base na Carta da Terra e a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU).


EXECUÇÃO O CES focou na educação para a sustentabilidade e a busca de um mundo melhor. Em 2010, a adoção ou consolidação de programas se aprofundaram na temática da sustentabilidade integral. Foram realizadas as seguintes atividades: Programa Jovem Sustentável com o apoio da Secretaria de Educação de Santana do Parnaíba, forneceram subsídios teóricos e práticos para transformar os jovens em agentes e multiplicadores de preservação e respeito à vida. Outro programa realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba foi o "Programa Professor Sustentável" estimulando a multiplicação dos conceitos teóricos e práticas sustentáveis na rede municipal de ensino. Os conteúdos aprofundavam o conhecimento socioambiental dos professores com a reflexão, informações teóricas e oficinas práticas. Programa Jardineiro Sustentável com o objetivo de fornecer capacitação em jardinagem e paisagismo e promover inclusão social de pessoas com necessidades especiais, atuando como ferramenta terapêutica, por meio de aulas semanais práticas e teóricas. Semana do Meio Ambiente em junho de 2010, o CES comemorou a Semana do Meio Ambiente. Durante quatro dias, os visitantes realizaram tours pelas instalações e trilhas pela mata participaram de palestras, oficinas, e assistiram a apresentações artísticas. Para marcar os dois anos de atividades, o CES realizou, em 23 de outubro de 2010, o evento "Sustentabilidade Integral". Os visitantes contaram com uma programação repleta de atividades gratuitas.


RESULTADOS O CES se tornou reconhecido como espaço modelo de arquitetura de baixo impacto, que propõe quebra de paradigmas. Grande quantidade de grupos solicitaram conhecer suas instalações. Em 2010, cerca de 700 visitantes estiveram no local. Com o Programa Jovem sustentável, a aluna Carolina Carvalho da Silva, de 14anos, dentre outros muitos exemplos, afirmou que a iniciativa mudou sua vida e forma de enxergar o mundo. O Programa Professor Sustentável capacitou, em 2010, 76 professores do Ensino Fundamental e Médio. Já o Programa Jardineiro Sustentável beneficiou 33 alunos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Associação para Prosperidade da Pessoa com Deficiência (Aproex) e Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE) da região de Barueri e Santana de Parnaíba. Na Semana do Meio Ambiente foi possível contar com aproximadamente 70 pessoas participando das atividades, entre 29 de maio e 2 de junho de 2010. Em 2010, o CES teve uma frequência de 3,2 mil pessoas, que comprovaram que fazer um mundo e um ser humano melhor é possível. Para 2011, o Jovem sustentável foi ampliado e a intenção é chegar a 200 jovens. Estão previstos ainda, os eventos Dia do Meio Ambiente e a comemoração dos 3 anos de atividades.



flickr

galeria de fotos ver todas >

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
by