vencedores - 2002

Publicado: terça-feira, 1 de janeiro de 2002

Fundação Volkswagen – Revisão solidária Volkswagen





Fundação Volkswagen - "Revisão Solidária Volkswagen"


Objetivo - No ano de 2000, em pesquisa realizada para uma campanha institucional de pós-vendas, revelou que a Assistência Técnica Volkswagen era vista pelos consumidores de maneira "fria". Era necessário, então, "humanizar" a imagem da marca do pós-venda Volkswagen, mostrando aos clientes que, além de comercializar veículos, peças e serviços de qualidade, investir em tecnologia e no treinamento de seus funcionários, a Rede Autorizada também tem um compromisso com as comunidades que estão ao seu entorno.


Plano - Assim como a Volkswagen, que apóia inúmeros projetos sociais e culturais, a Rede Autorizada já apoiava individualmente algumas causas sociais. Neste sentido, procurou-se unir esforços entre a Volkswagen e a sua Rede de Concessionários, para a realização de um trabalho que pudesse beneficiar um maior número de pessoas. Essa intenção se traduz por meio da realização de ações sociais, que venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas que são assistidas por entidades beneficentes nestas localidades. Surgiu então, a Revisão Solidária Volkswagen, uma ação apoiada pela Fundação Volkswagen e realizada pela área de Vendas e Marketing da Volkswagen, em conjunto com a Rede de Concessionários. A ação previa que nos meses de novembro e dezembro de 2001, os proprietários de veículos Volkswagen, que levassem um quilo de alimento não perecível em um Concessionário Volkswagen, ganhavam um check-up de 27 itens em seu veículo.


Execução - No intuito de mobilizar toda Rede de Concessionários, antes do início da ação foram apresentados por meio de um programa de tv interno, os objetivos da campanha e de que forma poderia ser efetivada a participação da Rede Volkswagen. Os alimentos arrecadados foram destinados às instituições assistenciais sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios Concessionários, que atuassem de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, prioritariamente, e também outras instituições assistenciais de atuação reconhecida pela comunidade próxima ao Concessionário. Além disso, A Fundação Volkswagen elegeu a Campanha Natal Sem Fome - da Ação da Cidadania Contra a Fome e Miséria - para destinar as doações que fossem dobradas. Essa escolha levou em consideração o fato de que esta campanha tem atuação nacional, assim como a Rede Volkswagen. A campanha teve como público alvo, os proprietários de veículos Volkswagen que, no período da campanha, necessitassem de uma revisão em seu veículo. Para dar maior credibilidade à ação junto ao público, foi desenvolvido um site na Internet, onde os Concessionários informavam as entidades que seriam beneficiadas e também a quantidade de alimentos arrecadados diariamente. As informações eram atualizadas "on line"e armazenadas em um banco de dados que alimentava um "hot site" Revisão Solidária, hospedado no site da Volkswagen, de forma a garantir o acesso de qualquer pessoa. Ao final da ação, os Concessionários foram orientados a fazer um registro da entrega oficial dos alimentos às entidades. A estratégia de comunicação da Revisão Solidária foi regionalizada, ou seja, em determinadas praças do país o plano de mídia da ação determinou o uso de alguns veículos (tv, rádio, jornal, revista, Internet, press release e material de ponto-de-venda).


Resultados - A campanha conseguiu arrecadar 51.329 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 200 entidades assistenciais. A Fundação investiu aproximadamente R$ 50 mil, para dobrar o total arrecadado, destinando 51 toneladas de alimentos, na forma de cestas básicas, beneficiando quatro mil famílias. Devido ao êxito da ação, a Revisão Solidária conseguiu superar todos os objetivos inicialmente projetados, desde a quantidade de alimentos arrecadada até o número de pessoas que participaram da campanha, com o check-up de 23 mil veículos; doação de alimentos por aproximadamente 35 mil pessoas; doação de 100 toneladas de alimentos para instituições assistenciais. Houve um fortalecimento da relação da Fundação Volkswagen junto à Rede, potencializando o sucesso de ações futuras. Além destes números, pode-se considerar que a imagem da Rede Volkswagen melhorou junto a sua comunidade, principalmente nos locais onde a participação do Concessionário foi mais intensa.



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