vencedores - 2011

Publicado: sábado, 29 de janeiro de 2011

Hospital Santa Paula – Embalagem sustentável






CASE HOSPITAL SANTA PAULA: EMBALAGEM SUSTENTÁVEL


OBJETIVO Com o impacto ambiental gerado pelo consumo de água em garrafas PET inicia-se uma extração do petróleo que compõe as embalagens e vai até a geração de resíduos sólidos, causando um impacto pós-consumo tanto da água quanto da atmosfera. Na rota da sustentabilidade Ambiental e Financeira, o Hospital Santa Paula substituiu o fornecimento de água potável em garrafas PET pelo produto em embalagens Tetra Pak, exclusivas com a marca Santa Paula. A troca se justifica pelo fato do plástico vir de uma fonte de matéria prima não renovável, ao contrário da embalagem fabricada a partir da celulose, que usa papel de fonte renovável certificada. Com essa iniciativa, o Hospital Santa Paula deixou de dispensar mais de 60 mil garrafas PET no meio ambiente.


PLANO A iniciativa de fornecer água em embalagem Tetra Pak trouxe para o Hospital Santa Paula economia e adequação às melhores práticas ecológicas. Além das vantagens, a inovação alçou o Hospital Santa Paula à condição de primeiro hospital a adotar tal medida.
Para reforçar o conceito ecológico, o Hospital Santa Paula alinhou o projeto às demais ações sustentáveis em curso na Instituição.



EXECUÇÃO O projeto é fruto de uma parceria com a Empresa de Águas Ouro Fino, localizada em Campo Largo (PR), e que possui o Selo de Qualidade Internacional em Excelência máxima emitido pela NSF National Sanitation Foundation. No primeiro momento, as garrafas de 300 ml foram substituídas estendendo a ação a todas as garrafas de água potável fornecidas pelo hospital. Para reforçar estas e outras ações sustentáveis do Hospital Santa Paula, foram distribuídos, entre o público interno e externo, camisas e ecobags feitas com fios de garrafa PET, lápis fabricados a partir de madeira de reflorestamento, canecas pra substituir copos plásticos, caneta feitas de material reciclável e bolsas porta squeeze. Todos os brindes contêm a mensagem: Viva a vida melhor. As novas embalagens possuem o selo FSC, que certifica que a madeira utilizada no produto é oriunda de um processo produtivo ecologicamente adequado e cumpridor de todas as leis vigentes. Nas caixinhas, o conceito sustentável foi reforçado pela mensagem: Planeta Consciente. A ação do Hospital Santa Paula foi amplamente divulgada em sites de notícias sobre soluções sustentáveis e em Redes Sociais. Nos textos foram destacadas a razão da troca, a economia feita, a parceria com a marca Ouro Fino e o pioneirismo do Hospital
ao adotar tal mudança.


RESULTADOS Além de reduzir drasticamente a produção de lixo plástico, deixando de descartar no meio ambiente mais de 60 mil garrafas PET oriundas de fontes naturais não renováveis, a iniciativa gerou para o Hospital Santa Paula uma economia de 40% no valor total do que é investido com fornecimento de água.

flickr

galeria de fotos ver todas >

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
by