vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

Hospital Santa Paula – Bosque sustentável do Santa Paula





CASE HOSPITAL SANTA PAULA: BOSQUE SUSTENTÁVEL DO SANTA PAULA


OBJETIVO A emissão de CO2 na atmosfera hoje é a maior responsável pelo aquecimento global em curso. Isso nem sempre fica evidente no dia a dia, mas os estragos já estão acontecendo com freqüência em todo o mundo: aumento do nível do mar, secas, tsunamis, entre outras catástrofes climáticas e, como conseqüência disso tudo, mortes de pessoas e espécies em extinção. O reflorestamento é um dos caminhos para se restabelecer o equilíbrio natural do planeta. O Hospital Santa Paula fez uma análise criteriosa das suas fontes de emissão de carbono e do consumo de energia elétrica e de gás, além do destino dado aos seus resíduos. O estudo apontou que a totalidade de gases emitidos pelo Santa Paula durante um ano foi de aproximadamente 400 toneladas. Para compensar parte desta emissão, o Hospital plantou mais de 1000 árvores de mais de 50 espécies diferentes originárias da Mata Atlântica. O objetivo é minimizar o CO2 emitido a cada ano de funcionamento do Hospital. Assim, o Santa Paula pretende diminuir, continuamente, a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa nos próximos anos. O Santa Paula é o primeiro hospital privado brasileiro, e uma das principais empresas do Brasil, a manter uma iniciativa desse tipo, capaz de beneficiar não só os colaboradores como toda a população.


PLANO O Projeto idealizado pelo Hospital e batizado como Bosque Sustentável Santa Paula previu o plantio de 1.200 árvores nativas de Mata Atlântica em área de preservação ambiental permanente. Previu ainda, a proteção e o monitoramento técnico do plantio, a manutenção do povoamento florestal com visitas periódicas e relatórios técnicos sobre o andamento do processo. Para garantir a preservação das árvores foi firmado um Termo de Compromisso pelo proprietário da área rural onde serão plantadas as mudas.


EXECUÇÃO Dentro do Hospital foi montada uma árvore estilizada. Cada colaborador recebeu uma folha para ser colada junto ao tronco para que a árvore ganhasse volume e se completasse. Para divulgar a iniciativa, o Hospital elaborou material informativo tanto para a população como para os colaboradores do Hospital. Além disso, ações junto à mídia ajudaram a conscientizar sobre a importância das ações tomadas e, como conseqüência, o Hospital envolveu todos de forma efetiva em torno da preservação ao meio ambiente. Para representar e perpetuar o Bosque Sustentável Santa Paula, foi desenvolvida uma árvore feita de ferro pelo artista plástico Rox Rezende. A estrutura está no jardim da entrada principal do Hospital Santa Paula. Alem disso, foi desenvolvida uma maquete ilustrativa do Bosque, situada na Recepção Principal do Hospital. Ações de comunicação com o público externo contou com a divulgação na mídia feita por meio de jornais, revistas, sites e redes sociais. A maquete e a árvore símbolo do projeto situam-se em locais estratégicos do Hospital para que todos os pacientes e acompanhantes possam ver e se informar sobre o tema.


RESULTADOS No final de março ocorreu o plantio da primeira árvore e cada colaborador do Hospital recebeu um certificado de propriedade de sua árvore e o local em que ela foi plantada. O Bosque Sustentável Santa Paula fica na cidade de Porto Feliz, interior paulista, e conta com uma área de 7 mil m². 50% dos gases emitidos pelo Hospital no último ano foram compensados. O projeto gerou conscientização entre todos os colaboradores e maior adesão ao projeto de " Menos é Mais", existente desde 2008.





flickr

galeria de fotos ver todas >

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
by