vencedores - 2016

Publicado: quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Instituto NET Claro Embratel – NET Educação


Histórico/Antecedentes/Circunstâncias


O portal NET Educação foi criado em 2004, sob a gestão da área de Marketing da NET Serviços, já pensando em tornar a educação uma bandeira da empresa. O objetivo era o de ofertar de forma totalmente gratuita um site que pudesse aprimorar a capacitação de professores. Logo no ano de estreia, conquistou o Prêmio Unesco 2004, na categoria Comunicação e Informação. Em 2008, passa a ser um projeto da área de Responsabilidade Social da empresa. Já em 2010, foi inaugurado o canal do YouTube para dar suporte aos propósitos educacionais, e dois anos depois amplia suas redes sociais chegando ao Facebook e Twitter. Em 2011, teve seu layout reformulado, o que trouxe novas funcionalidades para estimular a interação e participação da comunidade. Ainda no ano de 2012, promoveu a primeira edição do Concurso Cultural Educonex@o, recebendo produções audiovisuais sobre a participação do jovem na sociedade. No ano seguinte, o concurso abordou histórias de boas práticas na educação, que levou a ganhadora dessa segunda edição para o “XXI Colóquio – O papel da Educação no Desenvolvimento”, em Lisboa, Portugal. Em 2015, com o objetivo de diversificar a linguagem, o portal ganha um reforço: poder disponibilizar os conteúdos por meio do Programa NET Educação. Os vídeos são disponibilizados tanto no YouTube como nas páginas do site desde então. Ao longo dos anos, o NET Educação tomou corpo e mais colaboradores passaram a fazer parte do portal. Hoje, conta com uma equipe de 25 pessoas entre jornalistas, consultoras pedagógicas, produtores de conteúdo, analistas de redes sociais, professores e colunistas.


Problema/Desafio/Oportunidade


Um grande país não se constrói sem educação de qualidade. Essa realidade ainda é perseguida pelo Brasil que tem como desafio constante melhorar seus índices de educação básica. Consciente de seu papel social, a NET entrou nessa luta e firmou compromisso com a educação, direcionando suas ações de Responsabilidade Social ao tema. Um dos programas decorrentes de tal posicionamento é o NET Educação, um portal direcionado aos professores e comunidades escolares. O veículo disponibiliza, gratuitamente, conteúdos educacionais, como planos de aula, objetos de aprendizagem, vídeos, áudios, jogos, notícias, entrevistas e reportagens. O objetivo do portal é disponibilizar informações e recursos pedagógicos que possam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, além de estimular a troca de conhecimento entre os internautas, aproximando-se da missão de Responsabilidade Social da NET, a de "Conectar Pessoas para um Mundo Melhor".


Resultados


Desde 2014, uma nova estratégia passou a ser adotada, o que levou o portal NET Educação a outro patamar. As principais melhorias foram: aumento de conteúdos publicados, com foco cada vez maior na qualidade dos materiais disponibilizados; ampliação da equipe parceira; diversificação na linguagem/formatos dos conteúdos; trabalho com Search Engine Optimization (SEO); análise constante e direcionamento detalhado das produções; além da evolução da atuação nas redes sociais. Com isso, pôde-se constatar um crescente acesso ao site. O número de pessoas que visitaram o NET Educação aumentou 108% em 2014, na comparação com 2013, enquanto as visualizações de página subiram 60% no mesmo período. Já em 2015, os acessos elevaram 60% e as visualizações 36%, comparando com o ano anterior. E já é possível perceber que o ano de 2016 vem na mesma toada. No primeiro semestre, houve aumento de 37% e 27%, com relação a acessos e visualizações, respectivamente, na comparação com o primeiro semestre de 2015.




flickr

galeria de fotos ver todas >

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
by