vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

Nextel Telecomunicações – Marketing social e suas conexões com a juventude






CASE NEXTEL TELECOMUNICAÇÕES: MARKETING SOCIAL E SUAS CONEXÕES COM A JUVENTUDE


OBJETIVO A Nextel Telecomunicações idealizou o Instituto Nextel em 2006, na cidade de São Paulo, tendo em mente a importância de contribuir com o desenvolvimento de pessoas. Hoje, o Instituto Nextel é a conexão social com a sociedade na qual a companhia está inserida. Com a missão da participação social ativa do jovem, e as conexões familiares, sociais e no mundo do trabalho, o Instituto Nextel atua em São Paulo, Campinas, Salvador e Rio de Janeiro. A principal ação do Instituto é o Programa Conexão Direta com o Futuro oferecido aos jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. O foco é a capacitação profissional inicial dos jovens, visando à conexão para melhoria de suas oportunidades de acesso e permanência no mercado de trabalho. Os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nextel, no âmbito do Programa Conexão Direta com o Futuro têm como referência central os quatro pilares da educação propostos pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, coordenada por Jacques Delors, da UNESCO, e que foram traduzidos e orientados para a realidade do Programa: fazer (técnicas de atendimento ao cliente); participar (intervenção na sociedade); conviver (ações coletivas) e conhecer (acesso à informação).


PLANO Para orientar o trabalho com os jovens foi preciso observar as características básicas: situação sócio-familiar menos favorecida, maior vulnerabilidade social e/ou pessoal, preferencialmente, em comunidades periféricas das cidades de São Paulo, Salvador, Campinas e Rio de Janeiro, priorizando a diversidade na composição dos grupos juvenis e a inclusão de jovens com deficiência. O Programa Conexão Direta com o Futuro investiu na formação de jovens em situação de risco, reconhecendo o potencial de cada um deles e oferecendo-lhes oportunidades para a construção das melhores conexões para a construção de um futuro melhor. Para priorizar o desenvolvimento humano dos jovens por meio de atividades culturais e de autoconhecimento, o curso oferece aulas de cidadania, português, matemática, inclusão digital, técnicas de atendimento, inglês e cultura. Todos os alunos vivenciaram duas semanas na própria Nextel, acompanhando na prática as demandas do mercado de trabalho. Ao término do curso o jovem acessava o Clube das Escolhas - Rede de Empregabilidade e Oportunidade, que visa sensibilizar outros parceiros para contribuírem com a inserção de jovens no mercado formal de trabalho.


EXECUÇÃO Visando o direito e a permanência dos jovens no curso, o Instituto ofereceu todo o material didático, uniforme, auxílio transporte e alimentação. E ainda, contou com o apoio estratégico da empresa Odontoprev que garantiu assistência odontológica completa aos estudantes durante a permanência no curso. O marketing social foi desenvolvido a partir das demandas sociais e dos prêmios alcançados, buscando cada vez mais alavancar a área de Responsabilidade Social, com o objetivo de formar parcerias e formar o maior número de jovens através da tecnologia social desenvolvida.


RESULTADOS 1º ano: Resultado de geração de renda em curto prazo totalizou R$ 2.375,75, em dois meses de produção e venda; ampla divulgação na imprensa; Interesse da população pela oficina-escola; Importância do apoio dos parceiros Fundação VW e SEDESC no desenvolvimento do projeto; Potencial de produção com atendimento de encomendas para a VW; Pequena variação no número de participantes (em torno de 10%); Amadurecimento do grupo precoce, com características empreendedoras. Surpreendentemente o projeto em menos de um ano de execução, já apresenta resultados expressivos observado pela habilidade que os participantes apresentaram frente às oficinas de corte e costura e também pelas primeiras vendas tanto corporativas (a Volkswagen foi uma das primeiras) como em bazares mais modestos. Como resultado adicional destaca-se o envolvimento da área de Design da Volkswagen que a partir do conhecimento do projeto, tomou a iniciativa de doar os tecidos de estudo para estofamento e forração que não seriam mais utilizados e também iriam para o aterro.



flickr

galeria de fotos ver todas >

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
by