vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

ThyssenKrupp Bilstein Brasil Molas e Componentes de Suspensão – Fazer para acontecer






CASE THYSSENKRUPP: FAZER PARA ACONTECER


OBJETIVO A ThyssenKrupp Bilstein Brasil, fabricante de molas e barras estabilizadoras para o mercado automotivo leve e pesado, tem como missão buscar soluções por um mundo melhor. Missão esta que remete a uma reflexão em relação ao papel da empresa tanto dentro como fora dela. Como fabricantes de molas e componentes de suspensão, ela indica um sentido de movimento, produtos que fazem parte de veículos, que movimentam pessoas e coisas, movimentam a economia do país e do mundo. Além disso, a empresa quer mostrar o quanto incentiva o movimento do ser humano na busca de crescimento pessoal e profissional, valorizando as relações entre colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, comunidade e demais stakeholders. Quer mostrar um compromisso maior com a sociedade e com o planeta. Parte desse compromisso com a comunidade interna e externa, a TK Bilstein desenvolve diversas ações para a prática do voluntariado por parte dos colaboradores, bem como, apóia inúmeros projetos sociais existentes nas comunidades em que está inserida.


PLANO Em 2004, após definir em seu planejamento estratégico e a necessidade de apoiar projetos de responsabilidade social, a diretoria da empresa determinou, através da área de Gestão de Pessoas, algumas ações para a disseminação da cultura de voluntariado. Nascia então, o Projeto Fazer para Acontecer que hoje realiza diversas ações dentro e fora da empresa. Com base nos oito objetivos do milênio estabelecidos pela ONU, a TK Bilstein direcionou seu olhar mais especificamente para a questão educacional de crianças e adolescentes e o resgate da cidadania por meio do trabalho. Os projetos sociais nessas áreas são elaborados com todo o cuidado visando à inserção dos seus colaboradores.


EXECUÇÃO Para disseminar a cultura do voluntariado internamente, a empresa utilizou todas as suas ferramentas de comunicação: Jornal Giro TK / Quadros de Avisos GiroTK / Boletim Acontece por aqui / Boletim Informe Gerencial / Intranet TKNet / Campanhas Internas / Sessão Megafone / Café com a Chefia / Toque de Alegria / Site TKBilstein / Balanço Social / Apoio Cultural, Eventos / Código de Ética. As ferramentas de marketing externo envolveu o site da empresa, relatório social, campanhas com as comunidades, projetos específicos em instituições apoiadas pela empresa. Dentre as ações de sustentabilidade/responsabilidade social desenvolvidas pela TK Bilstein na região de Ibirité MG, onde a empresa está instalada, e para outras regiões do País, destacam-se: o Dia do Voluntariado; Projeto Cinema em Movimento (cinema gratuito implementado a partir do segundo semestre de 2009); Ação voluntária na Creche São Sebastião e Instituto MAESP orfanato para filhos de pais encarcerados e vítimas de maus tratos; Projeto Salão Escola Aquarela formação profissional para jovens já formadas ou terminado o ensino médio com interesse ou experiência na área de beleza; campanhas de doação de alimentos para o Haiti, Rio de Janeiro, Santa Catarina, dentre outras; Concursos de arte reciclável; kit de natal; palestras educativas sobre temas diversos; projeto InterAção - doações de computadores; Sorrisos do Amanhã ações de controle, diagnóstico e prevenção de doenças bucais; projetos na APAE; Projeto Tecer para Crescer - oficinas de artesanato; dentre outras.


RESULTADOS Hoje as práticas da TK Bilstein são vistas como fundamentais para a vida da empresa. O clima organizacional é capaz de contribuir para a motivação e comprometimento de seus colaboradores e consequentemente, para o alcance de resultados efetivos, tendo a comunicação empresarial como aliada na consolidação desse processo. Nas relações com a comunidade, o projeto formou profissionais e qualificou a mãodeobra, possibilitando o crescimento econômico-social do município, por meio de aumento do nível de emprego e da renda. Promoveu atendimento a preços acessíveis para a comunidade do Distrito Industrial de Ibirité - MG. Favoreceu as condições de inserção no mercado de trabalho da população economicamente ativa, engajada no setor informal da economia.



flickr

galeria de fotos ver todas >

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
by